segunda-feira, 19 de março de 2012

O Bar do Gê

Nos anos de 1970, o Bar do Gê, do amigo Geraldo Frezza, era um estabelecimento de grande movimento no bairro Farwest.
Em grande número, o pessoal lá se reunia para passar momentos agradáveis tomando aquela cerveja gelada, batendo papo e jogando uma boa trucada.
O Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal daquela época, todos anos, no dia 1.º de maio, promovia no bar um grande torneio de truco.
Truqueiros da cidade e de toda a região compareciam em peso para disputar os belíssimos troféus e medalhas que eram oferecidos aos vencedores. Ao término do torneio, era servido um delicioso almoço a todos os participantes. A foto mostra a competição realizada em 1978, com os campeões exibindo os troféus.
Na primeira fila: Angelim Barbeiro, Nivan de França (in memorian) e Gino Andreis. Na segunda fila: o vice-prefeito Deolindo Dantas, Laércio Bigode (in memorian), Carmelo Paccelo (in memorian) encarregado no setor de Esportes da Prefeitura, Nei Lacativa, Zé Costa, Antonio Tafuri (in memorian), o prefeito Serginho e Paulo Caneca (in memorian). Na terceira fila: Paulo Paccelo (in memorian), Grélo, Pico Campiotti e Pascoal Valentini. Mais acima, os primos ainda garotos: José Mario Frezza e Emerson Frezza.
Os campeões naquele ano foram: 1.º lugar Paulo Paccelo, Grélo e Pico Campiotti. 2.º lugar: Nei Lacativa, Zé Costa e Antonio Tafuri. 3.º lugar Angelim Barbeiro, Nivan e Gino Andreis.
Já se passaram 34 anos, mas o Bar do Gê, lá na Rua Visconde do Rio Branco, esquina com a Barão do Triunfo, deixou muita saudade no bairro Farwest.
ÂNGELO BARTHOLOMEU
Angelim é cabeleireiro, e gosta de ouvir e contar “causos”

Vice do Palmeiras recebe título

Por indicação da vereadora Márcia Zucchi (PMDB), o vice-presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Roberto Vicente Frizzo, estará na cidade nesta segunda-feira (19) para receber o título de Cidadão Taquaritinguense. Advogado, Frizzo é conselheiro vitalício do clube, do qual já foi diretor administrativo e concorreu à presidência no biênio 2007/2008. Frizzo é dono da rede de lanchonetes “Frevo”. Em 1968, estudou psico-sociologia na Universidade de Sorbonne, na França. Nascido em São Paulo no dia 29 de maio de 1945, o empresário também foi diretor cultural do Centro Cultural São Paulo e vice-presidente da área técnica do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes. Mas o que ele tem a ver com Taquaritinga? Alguns parentes, como a advogada Marta Alzira Ferreira Lima Ribeiro de Souza, que está fazendo “a ponte” entre Frizzo e a Câmara. É sobrinho do ex-prefeito Ernesto Salvagni (1908-2000). Já foi dono de imóveis na cidade. A Câmara fará uma rápida reunião ordinária, das 19h30 às 20h, e depois dará início à sessão solene. Em seguida, o diretor palmeirense será recebido em jantar na Cantina e Pizzaria Mamma D’Oro.

Formandos 1948

Marcinho Tafuri, meu leitor e amigo, trouxe-me um convite de formatura dos professorandos de 1948, da Escola Normal e Ginásio Estadual de Taquaritinga. Sessenta e quatro anos depois, publico os nomes dos professores e dos formandos, do tempo em que Taquaritinga era Taquaritinga: Diretora: Lavínia de Abreu Moreira da Silva. Mestres: Ademar Carvalho Gomes, Camila Carvalho Gomes, Cleuza Veloso, Dayse Jorge, Eunice Salerno, Francisco Ribeiro, Nemer Lofrano, Ponciana Luz Damato e Renée Lutaif.
Continuando, os que se formaram: Ângelo Golfredo Antônio Piva (orador da turma), Ary Ferreira, Licínio Arioli, Orlando Motta, Pedro Gérson Zaninari, Saul Borgui, Waltir Bussadore, Aracy Barroso, Carmen Ivette Pagliuso, Carolina Fernandes, Catharina Costantini, Elza Girardi, Genydes Dieregina Riemma, Gercy Antonieta Franco, Idalina Viesi, Ilca Galbiati, Iracy Ferraz, Ivete Kfoury, Jacyra Regazzini, Jessy Eloísa Simardi, Jorgeta Simão, Jupira Ramos, Lenir Therezinha Constantino, Maria de Lourdes Miguel, Myrthes Girardi, Nacy Nociti, Nelly B. Domenigony Montenegro, Terezinha Ramalho Miranda e Zélia Cassante. Infelizmente, muitos deles não estão mais entre nós. Obrigado, Marcinho.

Seu telefone fixo vai ser chamar Vivo

A partir de 15 de abril, a marca Telefônica vai sumir. A empresa que domina o mercado de telefonia fixa no Estado de São Paulo passará a se chamar Vivo. No final de 2010, a Telefônica, grupo mundial presente em 25 países, comprou a Vivo (operadora líder em telefonia móvel) e a escolheu como única marca para todos os serviços que oferece no Brasil (fixo, móvel, internet e TV por assinatura). No ocasião do negócio, estabeleceu 2012 como o ano da mudança.

CAT: 70 anos

Neste sábado (17), um dos símbolos de Taquaritinga completa 70 anos de existência. Infelizmente, há pouco a comemorar, pois o Clube Atlético Taquaritinga (CAT) tenta sobreviver a sucessivos anos de má administração e quedas que o colocaram na segunda divisão, categoria quase amadora do futebol paulista.
É pouco, muito pouco, para uma agremiação que já esteve entre os grandes clubes de São Paulo. Fundado em 1942, o tricolor nasceu com um escudo que levava as cores da bandeira da Itália. O branco foi mudado para o preto para disfarçar, porque o Brasil estava em lado aposto ao da Itália na 2.ª Guerra Mundial.
Durante 12 anos, o Leão da Araraquarense disputou campeonatos regionais. Depois, alcançou a segunda divisão. Seguiu-se um período turbulento e de constantes fracassos, mas protagonizou uma guinada em 1981, quando conseguiu o acesso à segunda divisão. No ano seguinte, o título garantiu um marco: a divisão de elite.
Esse feito acarretou outro: a construção do Estádio Municipal Taquarão em apenas 90 dias, a maior mobilização popular da história da cidade. Caso não conseguisse, a equipe não poderia disputar o campeonato. Rebatizado em 1986 como Estádio Dr. Adail Nunes da Silva (o prefeito da época), a arena é um símbolo de união.
O CAT tem uma história muito bonita. Em 1983 e 1984, permaneceu por duas temporadas na primeira divisão. Na década seguinte, tocada graças a vultosos investimentos pessoais, a equipe novamente empolgou a cidade com formações competitivas. Porém, sem esses recursos, novamente sobrevieram tempos amargos.
As dificuldades para manter um time no interior, associadas a gestões amadoras, levaram o clube ao colapso vivido hoje. Certamente, a primeira divisão é um sonho inverossímil, mas a série B1 não é o lugar do CAT, avisa sua trajetória pontuada por conquistas.
O time é importante para a cidade. Nesta data, em que comemora 70 anos de fundação, o Nosso Jornal deseja dias melhores para o maior cartão de visitas de Taquaritinga. Mais que uma tradição, o CAT está ligado à história da cidade, que só tem 50 anos a mais.
Talvez uma mobilização comparável à de 1982 seja necessária para que o clube retome seu lugar no esporte nacional. A ascensão é custosa, mas vale a pena quando o que está em jogo não é apenas um time, mas a representação de uma cidade reconhecida pelo bom futebol e por seu grandioso estádio.
EDITORIAL

GM lidera mercado do carro zero na cidade

Os carros da Chevrolet foram os preferidos de 42,5% dos consumidores taquaritinguenses em 2011, apontou pesquisa na área de emplacamento de zero quilômetros do Departamento Nacional de Trânsito. Ao longo do ano, foram vendidos 1.219 automóveis novos, aumento de 23,75% em relação a 2010.

Adesca pode ganhar terreno de 6,4 mil m2

Está na Câmara o projeto de doação de um terreno de 6.411 m2 para a Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico (Adesca), antigo projeto Q. Legal, construir sua sede. Três vereadores questionaram o projeto por causa do tamanho da área, que fica no cruzamento das Avenidas Adamo Lui e Pedro Carletto.

Concurso oferece 65 vagas em Taquaritinga e região

Ficam abertas até o próximo dia 26 as inscrições para o concurso público destinado ao preenchimento de 9.932 vagas de agente de organização escolar, 65 delas nos estabelecimentos da Diretoria Regional de Ensino de Taquaritinga, que engloba 11 municípios. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 800. A avaliação será realizada no dia 22 de abril.

terça-feira, 13 de março de 2012

A vida sob a lona

Proprietário, mágico, palhaço e trapezista, seu Dionísio conta como vive uma família circense que até já promoveu um casamento de verdade no meio do picadeiro

Na mesma data em que se comemora o Dia do Circo, 27 de março, o proprietário do Circo-Teatro Hollywood, Dionísio Paschoal Pinto Ferreira, mais conhecido como palhaço Rabecão, completa mais um ano de vida. Seus 64 anos também representam o tempo de vida circense.
Coincidência é pouco na vida desse homem que já fez diversas manobras de baixo da lona colorida – foi trapezista e palhaço por 45 anos. Hoje, atua somente como mágico. Carismático e muito religioso, ele é devoto de Nossa Senhora.
É assim que ele segue a vida, pulando de cidade em cidade em busca do ganha pão da família. “Não sei fazer outra coisa”, ressaltou. Dentro de seu trailler, possui um altar diante do qual faz orações antes dos espetáculos.
NATALIA GALATI
(Veja a íntegra da reportagem na edição impressa)

segunda-feira, 12 de março de 2012

CAT estreia em Olímpia

O Clube Atlético Taquaritinga (CAT) estreará na segunda divisão do Campeonato Paulista no dia 6 de maio (domingo), às 10h, contra o Olímpia, em partida no Estádio Tereza Breda.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou no fim de semana a tabela e o regulamento da competição, que começa um dia antes, com 42 clubes divididos em 6 grupos, seguindo um critério de regionalização. A decisão está marcada para o dia 21 de outubro.
O campeonato da Série B1, como também é chamada a segunda divisão, será composto de 5 fases, durante as quais os times jogarão no mínimo 10 e no máximo 30 partidas.
Terão direito ao acesso à primeira divisão – Série A3 de 2013 – quatro clubes, dois deles com o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase.
O clube poderá utilizar atletas nascidos a partir de 1989 e mais 3 nascidos em 1988, ou antes, por partida. O preço mínimo do ingresso nos estádios será de R$ 10.
Treinado pelo técnico Solito Alves, o CAT está no grupo 2, juntamente com Sociedade Esportiva Matonense, Grêmio Novorizontino, Jaboticabal Atlético, José Bonifácio Esporte Clube e Olímpia Futebol Clube.
NILTON MORSELLI

Prefeitura tem R$ 2 milhões para asfalto

A Prefeitura de Taquaritinga tem R$ 2 milhões para asfaltar e recapear ruas de várias regiões da cidade. Metade do dinheiro veio de uma emenda parlamentar do Dimas Ramalho (PPS) junto à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.
Faz parte do cronograma das obras o asfaltamento de cerca de 50% do Rincão Novo que ainda não conta com a benfeitoria. Também está previsto a pavimentação do trecho final da Avenida Caetano Decaro, que se interligará com o anel viário.
Outra ligação que será urbanizada é entre a Avenida Vicente José Parise (proximidades da antiga Lemaq) com o Jardim Taquarão.
“Vamos também recapear ruas do Jardim Buscardi e a Campos Sales”, disse o prefeito Paulo Delgado (DEM), que já autorizou o início dos serviços.
A licitação foi ganha pela Nova Estradas, de Taquaritinga.

Praça
– A Praça Dr. José Furiatti, no centro da cidade, passará por uma remodelação em breve. O prefeito prefere não falar em prazo, uma vez que espera a liberação de uma verba do governo do Estado.
O projeto já foi realizado pelo Setor de Engenharia. A reforma contemplará estacionamento em três lados da praça e nova iluminação.
A obra foi um pedido da diretoria da Santa Casa, que nos próximos dias concluirá a reformulação da fachada do prédio. Desde o início do século passado, a cada 20 anos, em média, a frente do hospital ganha uma nova roupagem.
NILTON MORSELLI

Padre Adalberto se transfere para a Paróquia Sagrada Família

O padre José Adalberto Salvini é o primeiro pároco da Paróquia Sagrada Família de Nazaré, após trabalhar por 9 anos na Paróquia Santa Luzia. A nova circunscrição católica, a quinta de Taquaritinga, foi criada em 25 de janeiro deste ano e tem sede no Jardim Paraíso.
A instalação canônica, segundo ele, também foi marcada. Será às 18h30 do próximo dia 25 (domingo). “É uma data muito significativa em que comemoramos a Solenidade da Anunciação do Senhor”, observou.
Apesar da transferência, a pedido do bispo Dom Antonio Fernando Brochini, o sacerdote passou a exercer o ofício de administrador paroquial de Santa Luzia, até que um novo padre seja indicado.
NILTON MORSELLI

Em cartaz

Até o fim do mês, a arquiteta Dagmar Bisinotto, de Araraquara, entregará o projeto de recuperação do Cine São Pedro, que será transformado em centro cultural. Ela, que venceu a licitação aberta em janeiro, conhece bem o pedaço. Em 1997, Dagmar foi a responsável por adaptar a Prefeitura para receber o Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (Ites), que fica ao lado do cinema.
***
Veja que legal. O deputado Dimas Ramalho (PPS) telefonou para Paulo Delgado dando uma boa notícia. No último dia 5, o parlamentar taquaritinguense esteve com o secretário da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, que garantiu a cessão de uma verba para a execução do projeto de transformação do Cine São Pedro.
NILTON MORSELLI

Apartamentos populares devem ser construídos por nova empresa

Os 224 apartamentos previstos para duas áreas do Jardim São Sebastião deverão ser feitos pela Construtora Pacaembu, de São Paulo. A RS Construções, de Jundiaí, que havia comprado os terrenos por R$ 171 mil em licitação promovida pela Prefeitura em outubro de 2010, desistiu do negócio e os revendeu.
Apesar da demora, o prefeito Paulo Delgado (DEM) acredita que a construção será iniciada ainda neste ano. Na terça-feira (6), ele esteve na Superintendência Regional da Caixa, em Rio Preto, onde tramita o processo de financiamento da obra, diretamente entre a instituição bancária e a empreiteira.
Um dia antes, a Câmara aprovou uma alteração no parágrafo segundo da lei que trata do assunto. A mudança foi proposta pela Caixa, contou o presidente da Câmara, Fran Curti (PSDC). Agora, a firma fica impedida de oferecer os próprios terrenos como garantia, uma vez que ela se comprometeu a devolver as áreas para a Prefeitura se a obra não for feita em dois anos, a partir da assinatura do contrato.
De acordo com a Superintendência da Caixa, esse conjunto habitacional é destinado a mutuários com renda de até três salários mínimos com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O futuro conjunto habitacional se enquadra no programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Assim que as 224 unidades estiverem prontas, haverá um sorteio entre as pessoas cadastradas. Em junho de 2009, a Prefeitura inscreveu mais de 3 mil interessados. Após o cruzamento de dados, esse número caiu para cerca de 2,8 mil.
Os moradores pagarão uma prestação equivalente a 10% de seu salário (mínimo de R$ 50) durante 10 anos. O valor de cada apartamento está fixado, no máximo, em R$ 46 mil. Esse é o valor que a construtora deve receber da Caixa.
O empreendimento será consti-tuído de 7 torres de 4 andares. Para dar lugar ao conjunto, o velório do bairro será demolido.
NILTON MORSELLI

Teatro Mariano, década de 1960


A fotografia desta semana, que a Ana Miguel me mandou, está realmente linda. Particularmente, senti emoção. À esquerda, Osmar Mantovani. Depois, Terezinha Curti. Em seguida, José Felippe Netto, hoje o padre Zezo. Ana Miguel aparece a seguir, antes do Tony Longuitano e, à direita, Zelinda Rodolfo. Eles faziam parte do Teatro Mariano, e a foto foi tirada em 1967 ou 1968. O grupo era ótimo, principalmente quando apresentavam comédias. Ri muito com eles. Naqueles anos, Taquaritinga tinha dois grupos teatrais excelentes, dois cinemas e quatro clubes sociais. Atualmente, não temos quase nada. Que pena. (FLANS)

Via Néctare e Maq Móveis ‘fecham’ Centro Empresarial

Duas empresas da cidade receberão oficialmente as maiores áreas do Núcleo de Desenvolvimento Integrado Nadyr de Paula Eduardo. As leis de doação dos terrenos, que juntos têm cerca de 5 alqueires, foram aprovadas na segunda-feira (5) pela Câmara Municipal.
A Maq Móveis e Via Néctare Tecnologia em Bebidas e Alimentos vão “fechar” o Centro Empresarial ocupando as últimas áreas disponíveis no empreendimento iniciado na segunda administração do prefeito Milton Nadir (PSD), entre 2001 e 2004.
O terreno cedido à Via Néctare mede 96.914,68 metros quadrados e está avaliado em R$ 989.744,04. A empresa existe na cidade desde o início da década passada, e está localizado no km 143 da Rodovia SP-333, ao lado do Centro Empresarial. Ela já possui cerca de 20 mil metros quadros no mesmo distrito industrial, onde mantém uma estação de tratamento de água.
Criada como Ogata Tecnologia Alimentar há mais de dez anos, a fábrica chegou a envasar uma famosa marca de isotônico. Foi vendida para um empresário de Matão e hoje pertence ao Grupo Proeza, de origem mexicana.
A doação da área foi uma das condições para que a empresa pudesse permanecer e expandir seus negócios na cidade. A companhia chegou a considerar a compra do prédio das antigas fábricas Peixe, que fica a poucos metros de sua sede.
Os vereadores também aprovaram a doação de 29.445,72 metros quadrados para a Indústria e Comércio de Móveis, a Maq Móveis, empresa genuinamente taquaritinguense com forte atuação no segmento de móveis escolares. O grupo mantém outras linhas de produção, como o de brinquedos de madeira, em cinco prédios espalhados pela cidade.
No terreno, avaliado em R$ 844.234,20, o empresário Roberto Ricardo da Costa pretende construir uma planta que abrigue todas as unidades.
Para viabilizar as últimas concessões, o Setor de Engenharia teve de realizar a desafetação de ruas do Centro Empresarial e com isso unir lotes menores. Agora, na próxima semana as escrituras serão lavradas em cartório, com a ressalva de que, se os empreedimentos não forem realizados, as áreas deverão ser reintegradas ao patrimônio do município.
As empresas só recebem definitivamente o terreno após 10 anos de operações. Se interromperem as operações nesse período, perdem até as edificações, conforme prevê a lei que criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento Integrado.
NILTON MORSELLI