segunda-feira, 2 de abril de 2012

Modernizar o trânsito

Um projeto bem
elaborado atenderia à
necessidade de motoristas
e também de pedestres

Procurando antever os problemas de uma cidade em evolução, o Nosso Jornal tem publicado uma série de editoriais com assuntos que, a despeito de serem contemplados no Plano Diretor do Município, não recebem a atenção merecida. Na semana passada, o tema foi a estrutura viária de Taquaritinga diante do franco crescimento da frota municipal. Reportagem exclusiva, publicada no dia 17, revelou que a cidade recebe anualmente mais de 1,2 mil veículos. Numa projeção direta, serão 12 mil unidades a mais em uma década, mantido o atual ritmo do mercado, que de 2010 para 2011 variou positivamente em 23,5%.
Na semana passada, a opinião deste semanário se voltou principalmente ao trânsito na área central da cidade, um gargalo já vivido nos dias de hoje. Mas o problema não se restringe a essa região, deveras importante economicamente para um município cuja principal atividade é o comércio varejista, o maior gerador de empregos formais.
Modernizar o trânsito e adequá-lo para receber maiores fluxos é uma tarefa que cabe exclusivamente ao poder público. Para tanto, é necessário elaborar um projeto, desenvolvido por especialista, e aplicá-lo efetivamente, de modo a deixar de lado os paliativos e as tradicionais mexidas.
Além de conferir mais fluidez ao tráfego, uma reformulação geral no trânsito mudaria radicalmente o visual de Taquaritinga, do centro aos bairros. Alterações feitas de forma pontual e sem o acompanhamento técnico desejável não são capazes de provocar essa transformação, que já se faz necessária.
Quando se fala em trânsito, não estão no foco apenas os carros. Modernizar o setor também significa torná-lo mais eficiente também aos pedestres, sobretudo agora que as pesquisas demográficas apontam para o envelhecimento da população.
O ambiente urbano do município é ruim para a mobilidade dos idosos, a começar por pontos de ônibus improvisados e com absurdas barreiras arquitetônicas. Quem duvida disso pode constatar a realidade observando a dificuldade dos mais velhos para entrar no transporte coletivo.
Colocar em prática um amplo plano viário, com a sinalização adequada, resolveria muitos problemas, inclusive reduzindo índices de acidentes em pontos nevrálgicos. Taquaritinga precisa acabar de vez com a ideia de que medidas paliativas são suficientes para melhorar o trânsito.
EDITORIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário