segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sobre eucaliptos e carvalhos

Hoje dedicarei este espaço a duas professoras que enobrecem o magistério: Suzana Kamada e Maria Luiza Braciali Rodrigues Santos. São verdadeiras educadoras, no sentido pleno do termo. Esforçadas, dedicaram toda sua existência à árdua missão de ensinar, formar e orientar educandos no caminho rumo à concretização de seus objetivos e sonhos. Muitos se tornaram profissionais de renome em diversos setores do mercado de trabalho especializado; inúmeros abraçaram carreiras no judiciário, na medicina, etc. A maioria deles, com toda certeza, são bons pais, cidadãos prestativos, preocupados com os problemas de sua comunidade, pessoas íntegras e honestas. Isto porque receberam de ambas a maior de todas as lições que um professor pode transmitir aos alunos: o exemplo de vida. Suzana Kamada e Maria Luiza Braciali são amigas, companheiras sempre presentes, solidárias, prontas a ouvir e auxiliar seus colegas de profissão.
Suzana ministra aulas de Língua Portuguesa. É mestra, doutora na matéria. Conhece a fundo a gramática e suas complexas regras, resolvendo no mesmo instante quaisquer dúvidas que lhes são apresentadas. Pude comprovar isto ao ligar-lhe, inúmeras vezes, solicitando-lhe uma mãozinha em relação à correção de um texto que deveria ser entregue rapidamente ao interessado. Sem abandonar o telefone, sem consulta a livros ou manuais, Suzana não só as esclareceu, como também sugeriu mudanças para melhorar o estilo de um longo parágrafo ou deixar mais clara uma ideia, sufocada em meio ao cipoal de adjetivos que dificultavam ao leitor sua compreensão. Suzana Kamada também é professora de redação, ensinando seus alunos a redigirem dissertações, resenhas, resumos, crônicas, poemas repetidamente premiados em concursos literários de Taquaritinga e região.
Maria Luiza leciona a mais atemorizadora das matérias: Matemática. No entanto, soma uma sabedoria realmente extraordinária de álgebra, trigonometria, etc, a uma experiência didática capaz de fazer, aos olhos dos alunos, complexas operações numéricas parecerem coisas bastante simples. Sua competência pedagógica pode ser avaliada pelo fato de ter ministrado aulas desde o 6º Ano (crianças de 10, 11 anos) até o Ensino Médio (jovens de 16, 17 anos). Adapta o vocabulário, o nível de dificuldade, os exercícios de reforço de aprendizagem às diferentes faixas etárias, fazendo-o com uma naturalidade somente possível àqueles que têm um profundo conhecimento da matéria que lecionam.
Aposentaram-se depois de uma carreira modelar na escola pública, lecionando atualmente no Colégio Pequeno Príncipe. Na sala dos professores destacam-se pela educação, pelo respeito aos colegas, pela humildade admirável – característica das pessoas que não precisam menosprezar ninguém para se notabilizarem naquilo que fazem.
Certa feita Rubem Alves comparou os professores aos eucaliptos e aos carvalhos. Os primeiros são os professores que transformam o magistério em um bico, complemento de outra atividade melhor remunerada. Os segundos, os carvalhos, são os professores que se tornam amados, jamais sendo esquecidos. Sua copa acolhedora serve de sombra aos caminhantes cansados, seus frutos alimentam os famintos e em seus fortes galhos os pássaros, confiantes, constroem ninhos. Suzana e Maria Luiza são dois carvalhos imponentes, destacando-se, majestosos, na paisagem da educação taquaritinguense.
PROF. GILBERTO TANNUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário