segunda-feira, 2 de maio de 2011

Campanha oferece teste gratuito para hepatite C

Taquaritinga recebe, de segunda (2) a sexta-feira (6), uma campanha do laboratório Roche que realizará 1.500 testes gratuitos para diagnóstico da hepatite C.
Os exames estarão disponíveis para toda a população. Basta comparecer à Secretaria Municipal da Saúde ou às unidades Unidades Básicas de Saúde Akio Nakashima (Jardim São Sebastião), Nelson Sargi (Jardim Paraíso), Ederaldo Marques (Jardim Vale do Sol), Bras Curti (Santa Cruz), Amadeu Chiarotti (Guariroba), Izola Negri (Vila Negri) e Anur Gabriel (Jurupema).
O resultado é imediato. Todos os pacientes com teste positivo serão encaminhados para acompanhamento médico.

A doença – Popularmente conhecida como “doença silenciosa”, a hepatite C raramente apresenta sintomas e pode não se manifestar no organismo por mais de 20 anos. Cerca de 90% dos infectados não sabem que estão com a doença e só descobrem quando o problema já está muito avançado, podendo apresentar quadros graves como cirrose ou câncer no fígado.
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas pela hepatite C. A doença é hoje a principal causa de transplantes de fígado no Brasil.
O vírus HCV, causador desta forma da doença, é transmitido pelo contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são o uso de agulhas e seringas compartilhadas e a manipulação de materiais contaminados que cortem ou perfurem a pele, como lâminas, bisturis e alicates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário