sexta-feira, 8 de abril de 2011

Liberdade de expressão

É totalmente desnecessária a campanha publicitária “Sou + Taquaritinga – Fale bem da nossa cidade”, lançada pela Prefeitura. Para que a parcela da população que não acompanha a política local possa entender, essa campanha foi lançada no momento em que o prefeito Paulo Delgado (DEM) e o vereador oposicionista Vanderlei Marsico (PTB) passaram a travar discussões mais acaloradas. Fazendo ou repercutindo denún-cias de toda ordem contra a administração, Vanderlei despertou a ira do prefeito, que foi à Rádio Clube Imperial desmentir as acusações e contra-atacar.
Nessa entrevista, que soou como um pronunciamento oficial, o prefeito afirmou que a emissora do vereador – a Canal Um FM – é utilizada para denegrir a imagem da cidade. Paulo Delgado chegou a dizer que isso atrapalha os planos de industrialização do município, já que empresários que sintonizassem a rádio deixariam de investir em Taquaritinga. Essa alegação, antiga, já foi usada contra o radialista Jair Motuca, que trabalhou na Mensagem FM e na própria Imperial.
Na semana seguinte à entrevista, apareceram nas ruas placas alusivas à campanha institucional, além de uma propaganda no site da Prefeitura. Para um bom entendedor, trata-se de um recado indireto para a Canal Um, que estaria apenas “falando mal” ao discutir eventuais problemas que afligem a cidade.
Não é novidade para ninguém que o vereador e o prefeito são como água e óleo, mas é preciso separar o papel da imprensa e os interesses políticos. É natural que os meios de comunicação coloquem em pauta as coisas que não andam bem ou que poderiam ir melhor. Isso, decididamente, não significa que os jornalistas estejam falando mal da cidade onde vivem.
O próprio prefeito, quando exercia a profissão de jornalista e empresário do setor, cansou de publicar reportagens que desagradavam o administrador da vez. A crítica, sabem até as crianças de colo, faz parte do jogo democrático. Portanto, é descabida uma campanha patrocinada com dinheiro público para estimular as pessoas a falar bem da cidade.
EDITORIAL DA EDIÇÃO DE 9 DE ABRIL

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