segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Empreendedorismo

Empreendedorismo
O economista Antônio Vicente Golfeto, um dos mais respeitados profissionais do interior, traçou o perfil do empreendedor do século XXI, título da palestra que proferiu nesta semana, no Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto. Diretor do Instituto de Economia Maurílio Biagi, da Associação Comercial de Ribeirão Preto, o professor falou para uma plateia formada principalmente por estudantes sobre temas que dizem respeito ao desenvolvimento regional. Profundo conhecedor das características de cada município da região, ele também destacou as mudanças que vêm atingindo a economia.
Embora limítrofes, as cidades apresentam uma vocação diferente. Ribeirão, por exemplo, tem no setor de serviços a grande força de sua economia. A poucos quilômetros, Sertãozinho é o município campeão na área de transformação. Mas um fator é comum aos dois: o empreendedorismo, que é a disposição em criar, realizar, fazer acontecer. Nasce da vontade de crescimento pessoal e atinge a dimensão social. A geração de emprego e renda é o efeito mais benéfico e desejável do empreendedorismo.
Infelizmente, a cultura empreendedora não é ensinada nem no terceiro grau, estágio em que seria imprescindível. Prevalece o que se chama de “empregolismo”. Ao receber seus diplomas, profissionais de todos os setores são instados a procurar colocação em companhias que já estão no mercado. Pouquíssimos possuem o ânimo de concretizar um negócio próprio, ou estão preparados para encarar o desafio. É uma pena, porque é da pequena iniciativa que nascem as grandes empresas.
EDITORIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário