segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Queima dos nós encerra novena na quinta-feira

Chega ao fim na quinta-feira (18) a novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que a cada 15 dias tem levado uma multidão à Matriz de São Sebastião. “É um grande ânimo para a nossa fé, um sinal de Deus no meio do povo de Taquaritinga”, disse o padre Anderson Mingatos.
O segundo ano da novena surpreendeu. Além dos 800 lugares nos bancos da igreja, são colocadas 200 cadeiras, muitas pessoas levam seus assentos de casa e outras assistem à celebração em pé. O sacerdote calcula cerca de 1.200 fiéis por encontro.
“Quem não tem um nó para desatar na vida?”, pergunta o padre, satisfeito por ouvir relatos de fiéis que voltaram ao catolicismo, depois de passarem por outras religiões. Segundo ele, muitos participantes da novena procuram os padres para testemunhar graças alcançadas.
A última celebração será especial. Durante a Oração da Queima, serão incinerados as fitas vermelhas, que foram ganhando um nó a cada quinzena, e os papeizinhos com os pedidos, depositados numa urna aos pés da santa. Ao lado do gesto que simboliza a ruptura dos problemas, será recolhido o que sobrou das velas dos devotos. A parafina servirá de material para a confecção da vela gigante da novena de 2011.

Santa – Nossa Senhora Desatadora dos Nós é conhecida na Argentina desde a década de 1980. Sua fama chegou ao Brasil aproximadamente há dois anos, porém, a primeira capela a ela consagrada existe desde setembro de 2000, na Paróquia Sant’Ana, em Búzios, no Estado do Rio.
Seu dia é comemorado em 15 de agosto. A devoção remonta ao ano de 1700 e se baseia numa pintura do artista alemão Johann Schmittdner, inspirada na visão que o apóstolo João teve da Virgem Maria. (NM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário