segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Judas e as abelhas

Várias pessoas já falaram sobre a história que vou contar nesta semana. O amigo e leitor Ruy Ramalho me passou alguns detalhes que seu falecido pai havia lhe contado sobre o acontecimento.
A Rua Rui Barbosa, no bairro Bom Retiro, era muito movimentada nos anos 40. A população a chamava também de Rua Municipal. Muitos armazéns, bares e padarias existiam ali. Os estabelecimentos, quase todos com portas de madeira, ficavam um bem próximo ao outro.
Em um Sábado de Aleluia, mais ou menos onde está localizado o Nipo Clube atualmente, colocaram um enorme Judas, e o povo aguardava a hora certa para poder espancá-lo.
Os moradores dos sítios e fazendas da região chegavam a cavalo, de carro e charretes, amarravam os animais em frente aos armazéns e iam fazer as suas compras.
O povão caiu de pau e pontapés em cima do boneco. Nas primeiras pancadas, a surpresa: abelhas saíram furiosas e começaram a atacar tudo o que encontravam pela frente. Os animais, atacados pelos insetos, arrebentavam as rédeas que os prendiam e saíam como loucos para se livrar das terríveis picadas. O bairro Bom Retiro parecia os antigos filmes de fa- roeste americano. Dizem que tem cavalo correndo até hoje.
Ninguém esperava que dentro do boneco havia várias caixas de abelhas.
Quem foi o autor da façanha? Até hoje, isso é um grande mistério.
Angelo Bartholomeu, o Angelim, barbeiro e cabeleireiro, gosta de ouvir e contar causos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário