terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aberta a temporada de cuidar do corpo

Há quase uma semana na academia, João Vitor Mamente Ianelo, de 17 anos, procurou o exercício físico para se manter em forma. “Com o verão se aproximando, eu resolvi começar a academia para até lá ficar com o corpo bem definido”, afirmou o estudante, que não perde nenhum dia da semana.
Antes de a estação mais quente do ano dar as caras, começa a correria para entrar em forma e ficar mais elegante nas festas de fim de ano. Para isso, vale investir em todos os recursos disponíveis, como malhar e fazer dietas, abolindo as comidinhas irresistíveis. Mas nem sempre esse conjunto de atitudes surte o efeito desejado, sobretudo em pouco tempo.
Antes mesmo de entrar em desespero por não estar com o corpo da maneira que gostaria, principalmente nesta época do ano, é preciso cuidar da alimentação e da atividade física, sem cometer exageros.
Lembre-se de que excessos podem prejudicar o organismo, como uma carga exaustiva de exercícios ou uma alimentação muito restritiva. De acordo com a nutricionista Fernanda Cristina Sesana, com a elevação da temperatura, a procura por acade-mias e “dietas milagrosas” para o rápido emagrecimento são inevitáveis. “Antes mesmo de pensarmos em um corpo perfeito, é fundamental que buscamos por um corpo saudável”, ressaltou.
Para ela, há alguns cuidados essenciais para obter o resultado esperado. “É preciso ter uma alimentação equilibrada, beber bastante água, evitar consumir bebidas alcoólicas em excesso, praticar exercícios regularmente, não fumar e, o principal, dormir bem”, explicou Fernanda.
Com um emagrecimento gradativo, o organismo exerce suas funções de maneira mais equilibrada, com os nutrientes necessários ao seu funcionamento e com aumento de massa muscular, que auxilia o maior gasto energético, já que o músculo é metabolicamente ativo. A nutricionista explica que o ideal é conciliar os exercícios físicos à alimentação saudável.
A dieta tem como objetivo perder peso imediatamente. O problema é quando a pessoa volta a se alimentar como antes. Aí acontece um aumento gradativo de peso, o chamado “efeito sanfona”. Já a reeducação alimentar é para a vida toda, com mudanças permanentes nos hábitos alimentares em busca do bem-estar.

Academia – A procura não está só nas agendas das nutricionistas. O calor faz as academias sofrerem verdadeiras “invasões”. É o que diz a proprietária da Academia Boa forma, Cleide Ezarchi: “Do ano passado para cá, pode-se dizer que o movimento triplicou. Hoje vemos como as pessoas estão preocupadas com a vaidade, principalmente”, disse Cleide, completando que isso também envolve a chegada do Horário de Verão.
Para a professora de educação física Daniele Romero, deixar o sedentarismo de lado não é um simples ato de vaidade. “Atualmente, para se ter uma melhor qualidade de vida, conseguir diminuir as dores e as lesões adquiridas pela correria e o stress diários, é necessário ter um corpo forte e ativo”, ressaltou Daniele.
Tanto os homens quanto as mulheres frequentam as academias com a mesma intensidade, informou a professora. “O que eu quero é manter um corpo em dia e para isso tem que ter uma ajuda profissional. O verão está aí e temos que ficar esbeltos”, observou o estudante João Vitor.
NATALIA GALATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário