segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Presépio gigante vai mostrar tradições de vários países


NATALIA GALATI

Depois de dois anos encaixotado, o tradicional presépio da Vila Rosa voltará a ser uma das atrações no período de Natal. Os criadores estão negociando com a Prefeitura para a exibição da montagem na praça Dr. Waldemar D’Ambrósio, como aconteceu em 2007.
O tema deste ano é a imigração. Além das cenas que retratam o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria, os artesãos preparam representações de vários países do mundo. Tradições de várias partes do globo foram retratadas em isopor.
Da Espanha, por exemplo, serão as touradas e o Caminho de Santiago de Compostela. Da Itália, o forno de pizza. De Portugal, uma vinícola. Do Japão, a produção do moti, o bolinho de arroz. Do Vaticano, a Basílica de São Pedro e São Francisco de Assis. Do México, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Do Brasil, jogadores de futebol. Da Turquia, uma fábrica de brinquedos, onde São Nicolau nasceu e viveu – a figura que serviu de inspiração ao Papai Noel.
A única peça reaproveitada foi a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. “A ideia surgiu quando o presépio foi mostrado na Câmara Municipal em 2006. Desde então, nós ficamos com isso na cabeça e resolvemos mostrar a imigração”, disse um dos idealizadores da obra, o comerciante José Antonio Paviani.
Os integrantes dispensam horas de trabalho para colocar em prática o tão esperado presépio gigante. Além de Paviani, Luiz fatorelli, Antonio Fatorelli, João Sabatino, Arnaldo Cordeiro e Lurdes Fatorelli estão engajados no trabalho. Na parte elétrica e mecânica estão, o Jacó da Prefeitura e o Isaias.
Em 2006, quando a montagem deixaria de ser feita, a Câmara Municipal ofereceu espaço e estrutura para viabilizá-la. Em 2007, uma versão menor foi instalada às pressas na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio, com o patrocínio da Prefeitura.
Paviani e Luiz Carlos Sapienza deram início ao presépio em 1996, na barraca de festa da capela de São Benedito, na Vila Rosa.
Em anos anteriores, o tema do presépio gigante já foi de personagens taquaritinguenses, a cana-de-açúcar e o café, todas as igrejas da cidade, entre outros. “Até que estivermos aqui vamos dar continuidade, porque é o que a gente gosta”, afirmou Paviani. “Mesmo se não for com a parceria da Prefeitura, nós vamos achar outra maneira de fazer.”
A data da abertura da atração natalina ainda depende de alguns acertos. Se o apoio da Prefeitura for concretizado, o que deverá ocorrer na semana que vem, uma barraca será alugada para abrigar o presépio, segundo o secretário da Cultura de Taquaritinga, Marcos Marona, o “Bonila”.
Já são 12 anos que a comunidade da Vila Rosa mantém a tradição. A montagem não agrada somente as crianças. É grande o número de adultos que a visitam todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário