segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Para Noemi Corrêa, toque de recolher é "projeto vitorioso"

Foi realizado na quarta-feira (20) o penúltimo encontro do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Câmara Municipal. O tema em debate foi “Violação de Direitos: Políticas Públicas de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas Ilícitas e Projetos de Recuperação de Crianças e Adolescentes Dependentes Químicos”.
A palestrante convidada a falar sobre o assunto foi a promotora de Justiça de Araraquara Noemi Corrêa, que reside em Taquaritinga, onde permaneceu à frente da Promotoria da Infância e Juventude por 11 anos.
Ela abordou de forma especial a questão do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes e deu como exemplo a cidade de Diadema, que reduziu o índice de criminalidade em 80% ao proibir os bares de funcionar de forma inadequada, ou seja, sem alvará. Outro caso citado por ela foi o de Catanduva, onde crianças e adolescentes só podem frequentar os bares após às 23h e se estiverem acompanhados de pais ou responsáveis.
A promotora salientou a permissividade por parte da família, lembrando a experiência de Fernandópolis, que adotou o toque de recolher, que para ela “é um projeto vitorioso, porque reduz a cri-minalidade e a vio-lência de forma muito satisfatória”.
Por fim, Noemi falou sobre a dificuldade que os educadores têm de organizar eventos escolares, como formaturas, sem o fornecimento de bebidas alcoólicas. “As festas ficam praticamente sem nenhuma adesão se não forem servidas bebidas alcoólicas”, afirmou.
O último Fórum será no dia 24 de novembro e terá como tema “Educação, participação e muitos lugares para aprender.” (NG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário