segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vivo sai na frente e oferece banda larga móvel

NILTON MORSELLI

A operadora Vivo é a primeira a oferecer a tecnologia 3G em Taquaritinga. Desde o dia 13, os usuários já podem contar com as vantagens da banda larga na telefonia móvel, que permite maior velocidade na transmissão de dados.
Essa tecnologia, já presente nas capitais e nas maiores cidades do inte-rior, como Ribeirão Preto, deverá predominar dentro de dois anos. Por enquanto, ela coexiste com o sistema GSM, utilizado pela maior parte dos aparelhos.
A Vivo instalou equipamentos para o sinal 3G em suas torres, localizadas na Rua Duque de Caxias e na entrada da Fazenda Contendas. As demais operadoras do país ainda não oferecem esse serviço em Taquaritinga.
Para Henrique Barros, diretor da Prodata Informática, quem utilizar a banda larga no celular sentirá a diferença, principalmente no tráfego de dados. Será muito mais rápido, por exemplo, enviar imagens em alta resolução. A qualidade do áudio também tem ganhos.

Como usar – Para utilizar os recursos da nova tecnologia, é preciso possuir um celular 3G (a indicação aparece na tela) ou smartphone (aparelho com teclado). Hoje, de 5% a 10% dos aparelhos em uso são desse tipo, estima Henrique. O usuário de pós-pago pode navegar normalmente. Se preferir, pode comprar um pacote de serviços, para baratear o custo.
Também é possível usar a internet no notebook utilizando a banda larga da Vivo. Para isso, é preciso comprar um modem (dispositivo parecido com um pen-drive) com conexão USB ou ligar o celular 3G ao com-putador utilizando um cabo.
Com a chegada da tecnologia a Taquaritinga, já é possível navegar com mais velocidade nos computadores móveis. Enviar e receber e-mails, mesmo com anexos pesados, baixar e enviar fotos, músicas e vídeos, fazer downloads de jogos 3D e jogar simultaneamente com outros usuários, utilizar ferramentas de busca, além de explorar melhor os recursos do GPS (ferramenta de localização geográfica) disponível no celular.
Em junho, o Brasil já tinha 8,7 milhões de celulares 3G e 3,2 milhões de modems. Isso é mais que os acessos à banda larga fixa. No mesmo mês, a Vivo, anunciou o plano de expandir sua cobertura de terceira geração de 600 para cerca de 2.800 cidades do país. Taquaritinga era uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário