segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IBGE sai às ruas a partir de hoje

O primeiro censo demográfico do século 21 começa hoje (2). É a maior operação coletiva realizada, com um exército de 230 mil profissionais percorrendo os 58 milhões de domicílios do país. Tudo com o objetivo de revelar à sociedade, aos órgãos públicos e privados, um retrato fiel do Brasil: quantos e como somos e de que forma vivemos.
A agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Taquaritinga é responsável por uma subárea que abrange outros sete municípios. Dos 143 recenseadores contratados, 55 vão trabalhar na pesquisa em Taquaritinga.
De acordo com a coordenadora da subárea de Taquaritinga, Vanessa Soares de Abreu, eles visitarão todas as casas para aplicar um dos dois tipos de questionário.
Um deles, exclusivo para uma amostra de domicílios escolhidos, registrará suas características, bem como os hábitos de seus moradores. Os resultados serão estendidos para toda a população, de forma estimada.
O outro questionário, que será utilizado em lares não selecionados para a amostra, possui um número menor de quesitos. Por meio dele, será possível coletar características básicas dos domicílios e seus moradores.
Os resultados do Censo 2010 vão ajudar o Brasil a se planejar para os próximos dez anos, tanto em termos de definição de políticas públicas como das decisões de investimento da iniciativa privada.
Todos os municípios possuem pelo menos um posto de coleta montado para a realização do censo. As demais cidades ligadas ao IBGE de Taquaritinga são Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Monte Alto, Pirangi, Santa Ernestina e Vista Alegre do Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário