segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Além da bota e do chapéu

Dos pés à cabeça, a moda country
chega com a proximidade
das festas de peão


Com a proximidade das tradicionais festas de peão de boiadeiro de Taquaritinga e de Barretos, é hora de começar a se preparar. A moda country, sempre em alta nas baladas sertanejas, já está nas ruas e nas passarelas. O estilo vai da cabeça aos pés.
Ela está em ascensão, tanto no interior como nas grandes capitais, e consiste no uso de materiais mais rústico, como couro e franjas. O xadrez está sendo bem aproveitado, tanto para coleções masculinas quanto para femininas, as botas, mesmo que não tenham uma estética completamente country, também estão sendo bastante usadas, e o jeans e o couro nunca saem de moda.
Estudante do 3.º ano de moda na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, Mirela Malaman diz que, para incorporar o estilo, nada mais cabível do que um belo par de botas de caubói, que caem super bem com o jeans, da mesma maneira que se usam as botas de montaria, ou, para as mais descoladas, com vestidos soltinhos, que também ficam um charme. “O único cuidado é sempre escolher apenas uma peça evidente e combiná-la com outras neutras para não parecer que saímos do figurino de um filme de faroeste”, afirmou.
Os looks podem ir do básico ao mais complexo, do barato ao mais caro, o que importa é entrar na moda. “Não há como evitar: camisa xadrez é country, assim como botas coubói de montaria, franjas em tecidos rústicos, coletes de couro, camurça, entre outros acessórios ainda mais evidentes, como cintos de fivela e chapéus”, explicou Mirela.
De acordo com o proprietário da Original Country, Tony Lobo, a grande novidade deste ano no estilo country é o chapéu feminino de palha aberta, porque é furado e trançado, então sai do tradicional. Outra inovação que vem com todo o destaque para as festas são os cintos de strass, que está sendo muito procurado. A bota de couro de avestruz e a bota escamada são a grande diferença da loja neste ano.
“Pelo fato de a nossa loja ser especializada na moda country, esta época do ano, que junta a festa do peão de Taquaritinga e a de Barretos, as vendas ficam aquecidas. A nossa clientela, que é de 90% da região, como Araraquara, Matão, Ibitinga, Itápolis, entre outras cidades, compra o ano inteiro, mas em especial nesta época”, contou Tony.
A camiseta básica pode ser realçada com um belo lenço e, se gostar, use e abuse dos coletes, em diferentes materiais. “Ao invés de o figurino montado no subconsciente quando a ocasião é a festa do peão, opte por uma ou duas peças fortes e as encaixe num look mais neutro, possibilitando estar no clima e ao mesmo tempo evitar o figurino”, afirmou a estudante de moda.
A farmacêutica Sandryara de Pietro, de 23 anos, é adepta. “Gosto muito da moda country, mas tem que saber usar um elemento de cada vez, se a pessoa não quer ficar fantasiada. Camisas xadrez também são bem legais. Além das roupas, eu gosto muito das músicas. Gosto muito de participar de rodeios, sempre que tem eu vou. Sou tão apaixonada que já fui para Jaguariúna, que é perto de Campinas e General Salgado, na divisa de Mato Grosso.”
O estilo country voltou a ganhar os holofotes com o lançamento do álbum “Music” (2000), de Madonna, onde a diva americana aparece na capa e em clipes no melhor estilo “cowgirl chique”. E até então esse jeito de se vestir não para de ganhar espaço, em desfiles e editoriais nos mais diversos lugares do mundo.
A bota country está cada dia mais exuberante e o diferencial está nos detalhes dos canos bordados coloridos, couros exóticos, de jacaré, avestruz e cobra.
Ailton Micalli, especialista na produção de bota country na cidade, já tem encomendas até para outubro. “Nesta época, as vendas disparam e a procura é maior. As botas são feitas todas sob medida, tanto para homem quanto para mulher. Geralmente as pessoas têm a perna fina e a bota fica larga, outra a batata da perna é grossa e não fecha o zíper”, explicou. Daí a facilidade da bota sob medida.
Ele diz que procura fazer os calçados sempre no mesmo estilo, que é o country, para não haver muitas alterações. “As vezes muda alguma coisinha, como a altura, a cor, o bico e o salto”, ressaltou Ailton, que está no ramo há mais de 40 anos.

Caubói – Rafael Lulli, auxiliar de escritório de 24 anos, adotou essa forma de vestir. “Festa do peão para mim é sempre muito legal, ainda mais eu que gosto do estilo de caubói. Neste, ano por exemplo, eu vou conhecer a festa de Barretos, a mais famosa do Brasil. As músicas sertanejas também fazem parte do meu estilo musical, porque eu convivo nos ambientes de festa de rodeio. Com a movimentação, os domingos de dia na praça também são sempre prazerosos e agora está chegando a festa da cidade, os desfiles, então a gente se diverte com os churrascos na praça”.
NATALIA GALATI


Sandryara diz ser apaixonada por festas de peão

Nenhum comentário:

Postar um comentário