segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DEVOTOS ENCHEM IGREJA PARA REZAR À SANTA DESATADORA DOS NÓS

NATALIA GALATI

Começou no dia 5 de agosto, na Igreja Matriz de São Sebastião, a novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. A paróquia recebe às quintas-feiras, no intervalo de quinze dias, cerca de dois mil devotos durante as celebrações.
A novena já acontece pelo segundo ano consecutivo. Durante os encontros, os cristãos seguram uma vela com uma fitinha vermelha, na qual é dado um nó com um pedido, em cada celebração. No último dia da novena, previsto para novembro, acontecerá a Oração da Queima. Os nós dados durante os quatro meses serão incinerados.
De acordo com o padre Anderson Mingatos, essa novena fala por todos. “Quem não precisa desatar um nó na vida?”, disse, completando que essa foi uma ideia trazida de sua cidade natal, Viradouro. “Todos aderiram à minha ideia e hoje vemos o sucesso que está sendo. Os taquaritinguenses são muito participativos.”
Até o segundo dia da novena, foram vendidas quase duas mil velas para os devotos. “Não vencemos comprar, a procura é grande. Além disso, vem gente de todas as comunidades da cidade”, afirmou. Segundo Domingos Fanelli, esse ano bateu o recorde. “Eu nunca tinha visto tão lotado assim.”
Nos pés da Nossa Senhora Desatadora dos Nós foram colocadas as velas usadas pelos participantes do ano passado. “É uma vela quadrada e grande”, relatou o padre.
A bancária aposentada Angélica Cerri disse que, no ano passado, participou da novena inteirinha e neste ano faz o mesmo. “Eu pedi algumas graças e elas foram alcançadas e para, agora, estou perseverando para ver se consigo também. Eu saio da novena aliviada, é como se eu tivesse deixado aqui a perturbação”, exclamou.
“Não basta a religião, o que vale é a gente participar. A novena me faz muito bem, e eu alcancei vários pedidos no ano passado. A fé é a coisa mais importante que um cidadão pode ter”, afirmou a professora Mara Mendonça, que participa da novena pelo segundo ano.
Os encontros de oração são realizados a cada quinze dias, às quintas-feiras, na Igreja Matriz de São Sebastião, às 19h30. O próximo dia da novena será 2 de setembro. Termina em novembro.

UM POUCO MAIS SOBRE ELA:
Nossa Senhora Desatadora dos Nós é conhecida na Argentina desde a década de 1980. Sua fama chegou ao Brasil aproximadamente há dois anos. A sua festa litúrgica é celebrada no dia 15 de agosto. A primeira capela erguida em sua honra foi inaugurada em setembro de 2000, na paróquia Sant’Ana, no balneário de Búzios, Rio de Janeiro. O título e a devoção remontam a 1700. Baseiam-se numa pintura de Johann Schmittdner, artista alemão, inspirada na visão que o apóstolo João teve da Virgem Maria (cf. Ap 12,1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário