quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A pequena campeã

Paula Ferreira, de 9 anos, acumula vitórias
e troféus na modalidade três tambores

Quem vai almoçar, aos domingos, no Restaurante Santa Mônica pode contemplar uma estante com 57 troféus e 16 medalhas. Não fosse pelas fotos de Paula Beatriz Ferreira em ação, seria impossível acreditar que uma criança de apenas 9 anos conquistou todos aqueles prêmios. O esporte de Paula é a prova dos três tambores, que consiste em contornar os obstáculos, no menor tempo, no lombo de um cavalo.
Tão nova, a estudante exibe uma performance formidável, que lhe garante as primeiras colocações nos torneios de que participa. Não é para menos. O pai, o agricultor Paulo Roberto Ferreira Filho, fez cursos para ensinar a modalidade e há quatro anos é o instrutor da filha.
Os resultados não demoraram a aparecer. O primeiro troféu veio em janeiro de 1997, no XV Circuito Regional, disputado no Rancho Vello, em Taquaritinga. Paulinha pegou o 5.º lugar na categoria jovem A principiante. De lá para cá, tem marcado presença em competições de alto nível, inclusive na Festa do Peão de Barretos, de onde trouxe um belo troféu.
A menina conta os dias para voltar ao rodeio mais famoso do país, na última semana de agosto. Também está disputando os três tambores na 28.ª Festa do Peão de Boiadeiro de Taquaritinga, que acontece neste fim de semana.
A pequena campeã recita a fórmula para vencer: “Ter confiança na égua e tocar pra frente.”A avó paterna, Vilma, diz que há um outro segredinho, além da meia hora de treino diário. “Antes das provas, ela chama o avô para rezar na capelinha do sítio, pedindo proteção para ela e para as colegas.” Junto com a neta, o avô Paulo faz a oração da Menina Izildinha.
Dona Vilma para um pouco de mexer o tacho de doce de leite para contar que Paula só tem nota 10 no boletim. “O esporte não atrapalha”, contou. Ao contrário, ajuda. O irmãozinho, Gabriel Henrique, de 6 anos, ficou mais calmo depois que também passou a treinar com o pai. A mãe, Milena Prandi Ribeiro Ferreira, dá o maior apoio.
A menina cursa o 3.º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo Professora Helena Borsetti, em São Lourenço do Turvo. “Gosto de ler e escrever”, disse, emendando que o livro de que mais gostou foi um de poesias infantis de Vinicius de Moraes.
Ela é muito nova ainda para saber o que vai ser quando crescer, mas tem a convicção de que deseja seguir competindo na modalidade. Quando começou, montava a égua Jeice, aposentada das arenas depois de uma cirurgia. Hoje, sua companheira nas provas se chama Brenda Alamitos.
Outro sonho futuro é conquistar a coroa de rainha do rodeio em Taquaritinga. Neste ano, ela foi a madrinha mirim de Ingrid Cantarini, vencedora do concurso, e mostrou que tem estilo. Além de encantar a plateia com sua beleza, tocou berrante. “Foi meu tio Daniel que me ensinou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário