segunda-feira, 3 de maio de 2010

O guardião da História




Poucas pessoas têm tanto apreço pela História de Taquaritinga como o professor Arnaldo Ruy Pastore. Além do imenso arquivo de informações, mantido em casa, sobre a cidade em que nasceu, há muita coisa guardada na cabeça. Farmacêutico por formação e jornalista por dedicação, ele está sempre ao lado da esposa, a araraquarense Zoé Benfatti Pastore, que também é farmacêutica. É um amor dos tempos de faculdade, desses cada vez mais raros hoje em dia.
É vasto o currículo desse velhinho boa-praça. Resumi-lo é até pecado, mas vamos lá: membro honorário da Loja Maçônica Líbero Badaró e do Rotary Club local, conselheiro do Grande Oriente do Estado de São Paulo (Maçonaria), delegado da Associação Paulista de Imprensa. Em dezembro de 2007, em São Paulo, Pastore recebeu duas das condecorações mais altas na instituição: a Medalha Clemides d’Oliveira Sant’Anna n.º 29 e o Diploma Maçom do Século XX. O historiador integra a Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras.
Ensinou Física durante 32 anos no Instituto de Educação 9 de Julho e na Escola Francisco Silveira Coelho. No “Coleginho”, lecionou Ciências entre 1953 e 1967. Todos os dias, recita as efemérides na Rádio Clube Imperial.
Em 1953, ele iniciou uma pesquisa e uma campanha para tornar o 16 de agosto feriado municipal pelo dia da cidade. Três anos depois, o vereador Elias Dib Neto apresentou projeto de lei nesse sentido. A primeira festa, com desfile cívico que marcaria a data de emancipação de Taquaritinga, foi finalmente organizada por Pastore e pela professora Maria Helena Nogueira Rangel Faber.
No dia 24 de julho do ano passado, o historiador foi atropelado por uma moto. Recuperado, voltou à ativa, participando de eventos cívicos e culturais. Tudo isso aí em cima para dizer que o patrono da nossa imprensa irá comemorar 81 anos na próxima quarta-feira (5). Receba um abraço do tamanho de seu amor por Taquaritinga.
Publicado no Nosso Jornal de 1.º de maio de 2010
NILTON MORSELLI

2 comentários: