segunda-feira, 2 de abril de 2012

Jaime, o padre das poucas palavras

A comunidade católica e toda população de Taquaritinga se despediram nesta semana de uma pessoa muito querida na sociedade: o padre espanhol Jaime Agut Pallares.
O vigário da Paróquia São Sebastião morreu na Casa Paroquial, onde residem os padres, aos 76 anos, na tarde de domingo (25). Completaria 77 anos neste domingo (1.º). A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Seu corpo foi velado na Matriz de São Sebastião. Às 15h de segunda-feira (26), houve missa de corpo presente e, em seguida, o sepultamento no cemitério da cidade. Ele foi enterrado no Jazigo Família Congregação Missionária.
Padre Jaime nasceu em Solsona na Espanha, no dia 1.º de abril de 1935, e foi ordenado na própria cidade em 2 de setembro de 1962, pelo bispo Dom Vicente Enrique Tarancón. Este ano, ele comemoraria meio século de vida sacerdotal.
Homem preocupado com a causa dos doentes e idosos, padre Jaime era um dois oito filhos de Maria Pallarés Vilasseca e Jesus Agut Burés. Quando tinha 29 anos, veio para o Brasil numa viagem que durou 12 dias a bordo de um navio.
Ainda na juventude, ele passou por cidades como Guariba, Bebedouro, Ariranha, Olímpia e Guaraci. Só então, em 1971, chegou a Taquaritinga. Estava no país havia 48 anos, 30 deles em Taquaritinga.
Ele já não celebrava missas havia pelo menos dois anos. Mas por muito tempo foi o “braço direito” do padre João Francisco, até a chegada do padre Anderson Mingatos.
Econômico nas palavras, fazia um sermão curto, sempre ligado à leitura do dia. Suas celebrações eram encerradas com a frase: “Agradecendo a presença e a participação de todos, vamos em paz e o Senhor nos acompanhe”.
NATALIA GALATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário