segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A sucessão municipal (2)

Mesmo longe das eleições municipais de 7 de outubro de 2012, o assunto já tem espaço garantido em Taquaritinga. Sobretudo nas gerações passadas, a política sempre foi um tema corrente na ordem do dia, em razão de atritos que dividiam a cidade em alas que pareciam água e óleo. Embora os ânimos agora estejam muito mais amenos, é natural que os lados comecem a trocar farpas, antecipando contendas que dominarão a campanha.
A oposição ao prefeito Paulo Delgado (DEM), oficialmente representada pelo ve-reador Vanderlei Marsico (PTB), engrossa-se a partir de agora com o enfileiramento dos sem mandatos e dos que discordam dos rumos da atual administração. Pelo cenário desenhado hoje, haverá três candidatos: um ligado ao prefeito, um do PT e outro do grupo representado por Vanderlei. Mesmo se houver mudança, pouco divergirá desse quadro.
Outra causa do movimento intenso nos bastidores é a inscrição partidária de pessoas que desejam se candidatar a vereador no próximo ano. O prazo, que termina no mês que vem, também fixa a data para a troca de sigla. O assunto ganhou mais importância ainda em razão do aumento no número de vagas, de 10 para 15, na Câmara Municipal. Em tese, isso facilitou a corrida e animou quem estava em dúvida se vale a pena concorrer com os chamados pesos-pesados da política local.
A despeito da importância das eleições legislativas, as candidaturas à sucessão do Executivo são as quem mais surtem comentários. Nos bastidores, já existem pesquisas destinadas a avaliar internamente a aceitação e a rejeição dos nomes em estudo. Serão esses resultados os fatores determinantes para a definição dos times que disputarão o pleito.
Quanto à sucessão, a cidade estará diante de uma situação nova. Pela primeira vez, um prefeito reeleito lançará um candidato e medirá sua força de transferência de votos. Ao mesmo tempo, a oposição terá a oportunidade de dimensionar suas energias, apostando não apenas no potencial do postulante que apoiar, mas também no desgaste natural após 8 anos de Delgado no comando do município.
EDITORIAL - 27 DE AGOSTO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário