terça-feira, 26 de julho de 2011

JOSÉ LUIZ PAÚL (1928-2011) Começou varrendo o cartório e acabou tabelião

Antigamente, era comum as pessoas atravessarem uma vida inteira num emprego só. Foi o que aconteceu a José Luiz Paúl. Filho mais velho do casal Joana e Benedicto de Camargo Paúl, começou fazendo pequenos serviços no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos. Saiu de lá, quase 50 anos depois, aposentado como tabelião, aos 70 anos de idade.
Como era tradicional entre os jovens da cidade em meados do século passado, José Luiz se formou em contabilidade no Colégio Dr. Aimone Salerno. Mas foi no cartório que ganhou a vida.
Ele nasceu no dia 28 de outubro de 1928, em Taquaritinga. A única irmã, Aparecida, já é falecida. Aqui ele conheceu a mulher e alma gêmea: Lydia Bonelli Paúl, com quem trocou alianças definitivas em 1962.
Logo após o casamento, dona Lydia foi lecionar em Valentim Gentil. Para contornar a saudade, o marido pegava o trem e cruzava os 220 quilômetros que separam as duas cidades. Foi assim até ela conseguir transferência para Taquaritinga.
Os dois não se desgrudavam: podiam ser vistos em jantares e restaurantes, sempre em clima de romance e cordialidade. “Meu pai era bom na cozinha. Ficava com a parte dos temperos”, contou o filho mais velho, Junior, empresário em Ribeirão Preto.
Em 1970, José Luiz comprou o 12.º título fundador do Clube Náutico. Considerando que os dez primeiros ficaram com os empreendedores, o tabelião foi o segundo sócio do clube. Sempre foi conselheiro e, agora, estava na suplência.
Gostava muito de viajar. A última foi em junho, quando passou alguns dias curtindo a cidade turística de Caldas Novas (GO), ao lado da família.
Além de Junior (casado com Mônica e pai de Anna Carolina), da união duradoura e feliz também nasceu José Eduardo (casado com Adriana e pai de Leonardo).
Ontem (22), seu Paúl e dona Lydia completariam 49 anos de casados. Não deu tempo: a morte interrompeu a intensa convivência na segunda-feira (18), depois de 35 dias internado com problemas pulmonares. A missa do 7.º dia está marcada para este domingo (24), às 19h, na Matriz de São Sebastião.
Nilton Morselli

Nenhum comentário:

Postar um comentário