Após um “bom dia” bem sonolento e sem o menor entusiasmo, um amigo, perspicaz empreendedor de Taquaritinga, me disse certa manhã: “Eu não consigo dormir, porque ... porque eu fico pensando sobre esses números da internet...”
Ele havia lido no “Caderno de Economia Empresarial” que, somente em 2011, o número de consumidores que migraram suas compras para a internet teve um crescimento de 30% e que o varejo online deverá continuar se expandindo nos próximos anos com taxas muito superiores às registradas pelo varejo convencional, que cresceu 10% em 2010.
Esse meu amigo pôde perceber então que sua empresa precisava estar disponível para ser visitada via internet, pois ali estava boa parte de seus clientes antigos e também dos novos.
Os consumidores-internautas navegam de noite, nos finais de semana, nos feriados, no trabalho, em casa e efetuam suas compras online pagando de forma segura com cartão de crédito, transferência bancária e boleto. Esses consumidores online pagam antes de receber.
Porém, vale ressaltar que durante anos a internet tem sido focada, de forma geral, no comércio não-local. Isto é, os consumidores compram produtos de outras cidades, de outras regiões e os recebem via correio ou via transportadora.
Aqui, em Taquaritinga, nós queremos mudar esse comportamento. Queremos que a internet seja primeiramente uma fonte local tanto para compras como para busca de informações. Pois cada produto que nosso consumidor local adquire a partir da internet em uma empresa de fora, é um produto que deixamos de vender aqui.
Sabemos que precisamos trabalhar a oportunidade da internet local e sabemos que juntos temos grande potencial para competir. Sabemos também o que fazer e como fazer para não somente manter nosso consumidor comprando aqui, mas também oferecer a ele a conveniência de comprar no conforto de seu lar, na hora que mais lhe agradar e ainda o convidar para uma visita à loja física no comércio local para retirar o produto, sanar dúvidas, trocar mercadorias, adquirir acessórios, tomar um cafezinho.
Para o internauta local, é uma grande segurança saber que o produto que ele está comprando pode ser retirado diretamente na loja física, se ele quiser. Por outro lado, é bastante providencial para o lojista receber a visita de um consumidor online, pois assim poderá fidelizá-lo com a boa e antiga cortesia, oferecendo-lhe a simpatia que somente o relacionamento direto e o calor humano podem propiciar.
Marcus Rogério de Oliveira é empresário e professor da Fatec de Taquaritinga.
Prof. Marcus Rogério de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário