segunda-feira, 9 de maio de 2011

NOSSA CAPA


Nomeado nesta semana pelo papa, o
monsenhor Wilson Luís Angotti Filho é o
primeiro bispo nascido em Taquaritinga



Logo nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (4), o casal Iraci e Wilson Luís Angotti recebeu a notícia: o decreto do papa Bento 16, publicado simultaneamente pelo Vaticano e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), confirmava a nomeação do monsenhor Wilson Luís como bispo auxiliar de Belo Horizonte. Enquanto isso, na capital mineira, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo comunicava para suas dioceses e paróquias o ato do sumo pontífice.
A emoção só não foi maior que na casa dos Angotti, na Rua Carlos Gomes. “Desde pequeno, o Wilson Luís foi muito participativo, como marianinho, depois no grupo de jovens. É uma benção”, entusiasma-se o pai, bancário aposentado e advogado militante. Isso só foi possível graças a uma trajetória ecle-siástica baseada em muito estudo. A mãe, a professora de português Iraci Angotti, também está exultante por ver o primogênito despontar como o primeiro bispo taquaritinguense.
Aos 53 anos, ele nasceu no dia 5 de abril 1958. Depois dele vieram o engenheiro mecânico Luís Rogério, a professora universitária Maristela, a farmacêutica e futura advogada Viviane e a fisioterapeuta Fabiana. Wilson foi o único a seguir a vida religiosa, com suas renúncias e compromissos. Mas também com suas boas-novas, como essa que acaba de ser anunciada.
Os pais lembram que, aos 12 anos, Wilson Luís comunicou que se sentia chamado ao serviço da Igreja. Foi orientado a manter segredo e a concluir os estudos em Taquaritinga, antes de seguir para o seminário, em São Carlos. Assim, diplomou-se no curso clássico do 9 de Julho e como contabilista no Colégio Dr. Aimone Salerno. Enquanto o futuro sacerdote aguardava o momento de cumprir sua vocação, o jovem curtia uma vida normal. Teve namoradas e treinou judô na Academia de Roque Marcelo ao lado do irmão, com quem também protagonizava disputas de fôlego: atravessar em baixo d’água a piscina olímpica do Clube Imperial.

Carreira – Além de estudar no seminário de São Carlos, aprofundou-se em teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Em outubro de 1988, concluiu mestrado em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi nessa cerimônia que teve a oportunidade de estar junto do papa João Paulo 2º, beatificado no último domingo (1º). O momento histórico também foi presenciado por seus pais, que foram a Roma prestigiar a conquista do filho.
Wilson Luís é professor de teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília, assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, na CNBB, desde julho de 2007. Também é membro do Instituto Nacional de Pastoral e do Conselho Editorial das Edições da conferência do bispado.
O monsenhor Wilson Luis terá o prazer de compartilhar com sua terra natal a solenidade em que receberá a mitra. A ordenação episcopal está marcada para as 19h de 1º de julho, uma sexta-feira, na Igreja Matriz de São Sebastião, templo em que deu seus primeiros passos rumo ao sacerdócio. Foi lá que, em 19 de dezembro de 1982, passou de diácono a padre. Detalhe: foi a primeira ordenação presbiteral na nova Matriz.
“A todos, peço que orem por mim a fim de que, apesar de minhas limitações, eu possa ser dedicado e fiel à missão que me é confiada. Faço-os presentes em minhas orações e peço que Deus os cumule com suas bênçãos. Rezem por mim”, escreveu o bispo eleito em mensagem dirigida à comunidade católica de Belo Horizonte.
NILTON MORSELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário