segunda-feira, 2 de maio de 2011

Calçadas precárias

Não bastasse o asfalto castigado com a falta de manutenção adequada, as calçadas de Taquaritinga padecem do mesmo mal. Enquanto os buracos que infestam as ruas são de responsabilidade da Prefeitura, a má conservação das calçadas não se limita ao descaso dos moradores, mas também a uma atuação leniente do setor de fiscalização do município. Em resumo, há buracos por todos os caminhos, que no conjunto da obra depõem contra a beleza e a funcionalidade do ambiente urbano.
Um raio-x superficial do centro da cidade revela calçadas mal cuidadas. Não é compreensível que, nas artérias principais, o pedestre tenha que andar desviando de buracos, sob ameaça de uma torção de tornozelo ou uma queda, como já vem ocorrendo, sobretudo com pessoas idosas. As calçadas das Ruas Prudente de Morais e Campos Sales, feitas de pedras ornamentais, ostentam dezenas de trechos problemáticos.
No chamado centro estendido, esse desrespeito também pode ser verificado em grande medida. Sem contar, evidentemente, as barreiras temporárias, aquelas que se formam em decorrência de construções e reformas. Quando se analisa a cidade como um todo, o panorama é ainda mais assustador, uma vez que é muito comum calçadas ainda em terra batida. Em terrenos baldios, então, a lei da calçada é flagrantemente desrespeitada.
Não seria muito reivindicar um calçamento melhor para Taquaritinga. Basta um pouco de vontade do poder público para zelar pelo visual urbano e a integridade das pessoas que andam a pé.
EDITORIAL - EDIÇÃO 30 DE ABRIL DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário