segunda-feira, 28 de março de 2011

Números? Leis? Fale com o Adão

Há muito pretendia escrever algo sobre o contador Adão Oliveira Fonseca e sua simpaticíssima esposa Fátima Sueli Ribola Fonseca. Eis que chega a oportunidade, e não a perderei. Acabo de chegar do escritório de contabilidade onde Adão exerce o cargo de almirante. Sem ele o transatlântico se chocaria com o primeiro iceberg que surgisse pela frente. Adão conhece as perigosas correntes marítimas das leis, os traiçoeiros recifes e atóis de impostos e taxas comerciais capazes de rasgarem o casco da embarcação, os incômodos ventos contrários dos mil empecilhos de aberturas e encerramentos de firmas, etc. Enfim, com ele no comando atravessamos os oceanos e mares da jurisprudência financeira e comercial serenos e tranquilos, tal qual marinheiros e turistas de primeira viagem. Podemos descansar sossegados, contemplando o suave movimento azul das ondas que seguem, acariciadas pelo vento, uma após outra, em direção à linha do horizonte.
Trocando em miúdos, o que quero dizer é o seguinte: preocupo-me exageradamente com a exatidão dos dados de minha declaração de imposto de renda. Por isso, não penso duas vezes: todo ano recorro aos préstimos do Adão. Por uma série de razões. Primeira: é um cidadão acima de qualquer suspeita, honesto, muito honesto, honestíssimo. Procura fazer as coisas corretamente, sem subterfúgios, sem “maquiagens”, sem “saídas secretas”. Com ele é tudo preto no branco e cada vírgula colocada em seu devido lugar. Podemos dormir despreocupados posto não temermos surpresas desagradáveis no futuro. Segunda: Adão é católico praticante. Busca, de todas as formas, auxiliar a sua Igreja. Ajuda nas quermesses, participa e promove cursos de batizados e noivados, presta serviços voluntários fazendo balancetes de entidades assistenciais, de escolas, etc. Ou seja, se não fosse um cidadão honesto como é – porque moldado pelo seu caráter íntegro –, o seria pela obediência aos princípios da religião que tão fielmente abraçou. Terceira: é um pai de família exemplar. Ele e sua dedicada esposa Fátima formam um casal maravilhoso. Impecáveis na educação que deram aos filhos, agora destinam idênticos amor e carinho à netinha querida. Concluindo: solicito os serviços do Adão Fonseca na declaração do imposto de renda não só por sua indiscutível competência, mas também por ser um cidadão honesto, um religioso temente a Deus e um pai de família exemplar. Pergunto aos amigos leitores: como é que uma pessoa dessas seria capaz de fazer algo errado – propositadamente – e dormir tranquilo? Sua consciência não o deixaria.
Desde a primeira vez observei que o Adão faz, repete e confere cálculos atrás de cálculos com uma paciência de Jô. Nasceu predestinado para a profissão que exerce. Estava escrito nas estrelas: seria contador. O que para muitos é complicado, confuso e intrincado, para ele é simples, fácil e – pasmem – até divertido! Sua esposa Fátima é bibliotecária na EE 9 de Julho e também cuida da cantina: compra e vende salgados, refrigerantes, etc. Tudo o que disse sobre o Adão em sua profissão de contador, repita-se aqui, no caso da Fátima como bibliotecária e comerciante, linha por linha, item por item.
Por que falei de ambos neste espaço? Ora, com tantas coisas erradas acontecendo atualmente, praticadas por tudo quanto é “nó cego”, de quando em vez é bom nos espelharmos em cidadãos e cidadãs exemplares. Só para variar, entendem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário