segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Donos de trailers estão se adaptando à nova exigência

A Prefeitura de Taquaritinga lacrou na segunda-feira (31) os trailers que foram notificados por ocuparem áreas verdes da cidade. Os proprietários tinham até domingo (30) para retirar, avisou o Executivo. Das 18 barracas – duas conseguiram liminar na Justiça, seis já foram derrubadas e o restante, lacradas. A questão que vem sendo discutida há anos parece que chegou ao fim.
De acordo o secretário de Administração da Prefeitura, Luiz Tadeu Giollo, os dois trailers que ainda continuam abertos estão localizados na Praça Dr. Horácio Ramalho. Um é de Marcelo Aparecido Proni, que está no ponto há 9 anos, em frente à faculdade Ites, e o outro é de Ilço Antonio Zibetti, o Gaúcho, que construiu sua família vendendo lanches na mesma praça. Isso já acumula 30 anos.
O secretário disse que a Prefeitura já está tomando as providências junto ao setor Jurídico para tentar derrubar a liminar, o que deve demorar cerca de 10 dias, afirmou Tadeu. “Fizemos essa retirada de barracas para liberar as praças da cidade. A praça é do povo, todo mundo teria esse direito e se fosse assim elas iam ficar lotadas de barracas”, ressaltou Giollo.
O prefeito Paulo Delgado (DEM), segundo o secretário, pretende reformar todas as praças da cidade que eram ocupadas por barracas.
Gaúcho tomou providências para seguir no ramo. Comprou um novo trailer, com rodas e cobertura própria. “Eu investi R$ 40 mil em um trailer novo. Comprei no Rio Grande do Sul. Agora vou ser ambulante. Até o final de fevereiro já vai estar tudo certo. Todo mundo sempre me ajudou e eu não posso parar”, explicou. O atual trailer, que não possui rodas, ele vai dar para o irmão montar uma lanchonete em Jaboticabal.
Para um comerciante que tem o trailer afixado há 14 anos no Lopes Moreno é muito triste passar por esta situação. “A barraca fazia a alegria do povo. Os moradores compravam muitas coisas comigo, como leite, massa de tomate, entre outras coisas. Agora acabou e a gente não sabe o que vai fazer da vida”, lamentou o proprietário. “A gente tem até esperança de que vai mudar. Para eu transportar [o trailer] todos os dias é muito complicado.”
Agora o alvo da Prefeitura são os trailers de lanches que ocupam as ruas. Muitos ficam estacionados, mesmo após o fim do dia de trabalho. Os comerciantes serão obrigados a fazer o transporte todos os dias, assim como os de praças públicas. “Teve gente que até providenciou a retirada”, contou Tadeu.
É o caso do Tchelão que tem o trailer afixado numa travessa da Avenida Paulo Roberto Scandar há 17 anos. No começo da semana ele já retirou a barraca. O carrinho de cachorro-quente, que já possui rodas, é transportado todos os dias. “Eu aposentei minha barraca”, disse Tchelão.
NATALIA GALATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário