segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ano tem 10 feriados em dias úteis

O ano, que começou com um feriado caindo de sábado, será pródigo em dias de folga para os brasileiros. O próximo dia santo será exclusivo para os moradores de cidades cujo padroeiro é São Sebastião, como Taquaritinga e Rio de Janeiro. A data é 20 de janeiro, uma quinta-feira, que terá uma extensa programação reli-giosa. Os servidores municipais ganharão o primeiro feriadão de 2011, uma vez que o prefeito deverá decretar ponto facultativo na sexta (21).
Com o Carnaval mais adiante, os 28 dias de fevereiro são de muito trabalho. O feriado de Momo é 8 de março, que sempre cai de terça, mas o regime do “mínimo esforço” já começa no sábado para muitos brasileiros, que adoram aproveitar a festa na praia.
O maior feriado prolongado do ano é ótimo para o turismo: Tiradentes (21 de abril, quinta) é colado à Paixão de Cristo (dia 22, sexta). Ótimo para quem tiver uma graninha extra para, novamente, ver o mar, ou descansar num hotel fazenda.
Para equilibrar um pouco, porque a vida não pode ser só descanso, o Dia do Trabalho (1.º de maio) será comemorado num domingo. Junho também tem uma data marcada em vermelho no calendário nacional: dia 23 (Corpus Christi) cai de quinta. Bom para assistir à passagem na fogueira de São João, em Jurupema, que ocorre exatamente à meia-noite.
Na semana seguinte, tem o encerramento da Festa de São Pedro Apóstolo, em Guariroba. 29 de junho, uma quarta, é feriado no distrito.
A comemoração da Revolução Constitucionalista (9 de julho), a maior data cívica dos paulistas, cai de sábado neste ano. Agosto, mês festivo em Taquaritinga, também tem uma folga: o aniversário da cidade, dia 16, é numa terça-feira – outro feriadão para os servidores municipais.
Os próximos três feriados caem de quarta-feira: 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país) e 2 de novembro (Finados). A Proclamação da República (terça,15 de novembro), também dá pinta de feriado prolongado para muita gente. Fechando o calendário, o Natal é num domingo.
NILTON MORSELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário