segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fernando Haddad !!!!!!!!!

Trocando ideias com Giovanna Posca – moça inteligentíssima que tão educadamente me atende na Casa Lotérica Paraíso – cheguei à conclusão de que este país não tem conserto. Não enquanto estiver nas mãos de gente tão despreparada e incompetente quanto o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Sabe o amigo leitor quando o cara não sabe nadar e é contratado (leia-se encaixado, pendurado, encabidado) pelo tio, presidente de algum clube náutico, para o posto de salva-vidas? É este o caso, exatamente, sem tirar nem pôr. Se marceneiro fosse, o funcionário público “de alta patente” Haddad, usaria martelo para bater parafusos e teimaria em fixar pregos com chave de fenda. O improvisado ministro do MEC, senhores, é um equívoco, um furo na água, um beco sem saída.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado foi um verdadeiro fiasco. Como seria exagero de minha parte compará-lo a um enredo de tragédia grega (Sófocles, com certeza, se viraria na tumba), limitar-me-ei a reputá-lo como uma absurda comédia de erros (já o bom Aristófanes com o ânimo serenado pela musa da ironia perdoar-me-á). Com uma das páginas do Estadão diante dos olhos, acompanhemos as idas e vindas deste novelão mexicano, repisando cronologicamente as melhores partes dos capítulos mais emocionantes, nos anos de 2009-2010.
Outubro/2009: MEC cancela o Enem após ser avisado pelo Estadão que a prova havia vazado (!). Exame é remarcado para dezembro. USP, Unicamp e PUC desistem de usar o Enem em seus vestibulares.
Dezembro/2009: dos 4,5 milhões de inscritos, só 1,5 milhão faz o Enem. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulga gabarito errado das provas (!!).
Janeiro/2010: O Sisu, sistema online do MEC para candidatura a vagas nas federais usando o Enem, estreia com problemas de lentidão e erros (!!!). Alunos demoram até 14 horas para fazer inscrição (!!!!).
Fevereiro/2010: Inep admite que um problema na digitação das redações do Enem levou à divulgação errada das notas de 915 estudantes (!!!!!). Problema técnico no Sisu faz com que alunos não classificados para vagas em instituições federais aparecessem como convocados para matrícula (!!!!!!).
Agosto/2010: Inep deixa vazar dados pessoais dos inscritos no Enem em 2007, 2008 e 2009 (!!!!!!!).
Novembro/2010: Erros no cartão resposta e perguntas repetidas na prova do Enem confundem estudantes (!!!!!!!!).
Isto tudo não é burlesco, ridículo, risível? Finalizemos então com uma cena estilo “pastelão”, característico do cinema mudo do brilhante Charles Chaplin. Com um celular, um repórter do Jornal do Commercio, de Recife, vazou o tema da redação do Enem antes do término do horário de sigilo. Terminamos? Não. Com este são nove. Anotem aí: (!!!!!!!!!).
PROF. GILBERTO TANNUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário