segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Faltam árvores

Taquaritinga é uma cidade pouco arborizada, percebe qualquer um que caminhe pelo centro. Em certos quarteirões, nenhum arbusto oferece sua sombra aos transeuntes. O que preocupa é que a situação é a mesma nos bairros.
Nesta época do ano, quando a temperatura se eleva muito durante as horas de sol, o problema se torna mais visível. No verão, é ainda pior. Pedem-se medidas há muito tempo.
Não é preciso ser biólogo ou ambientalista para saber que a arborização ajuda a amenizar o calor. No entanto, parece que as árvores são consideradas inimigas da sociedade, porque disputam espaço com a fiação elétrica.
Quando isso acontece, são as pobrezinhas que saem perdendo. Poda-se criminosamente a copa de um pé que levou anos para se formar. Infelizmente, isso ainda ocorre, mesmo depois que a ONG Amigos da Serra, em parceria com a Prefeitura, ministrou cursos aos podadores.
O meio ambiente, setor que recebe pouca atenção e investimento público, é assunto relegado a segundo plano. Taquaritinga precisa com urgência de um projeto am-biental permanente, que vislumbre todo o seu território.
Atitudes isoladas não resolvem nada. Quando tanto se fala em meio ambiente, a mais elementar das medidas – o plantio de árvores na área urbana – é simplesmente ignorada.
EDITORIAL (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário