segunda-feira, 15 de novembro de 2010

AVCC vai inaugurar nova sede em dezembro



Possuir um prédio mais amplo para realizar sua missão de amparar os doentes era um sonho da Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer (AVCC) desde sua fundação. Esse desejo será concretizado em dezembro, com a inauguração da nova sede, na Rua 24 de Outubro, ao lado do prédio que abriga a instituição há quase 11 anos.
O projeto foi desenvolvido pela Vincenzzi Engenharia, mas quem teve a ideia de como seria o novo espaço que atende 210 pacientes cadastrados visitados pelo câncer, foi o presidente da instituição, Nobor Miura, que tanto se esmerou no trabalho. “Eu me esforçava para fazer a planta do prédio da AVCC. Eu fazia e se reunia com a minha diretoria para fazer os ajustes, e assim foi dando certo”, contou Nobor à reportagem do Nosso Jornal.
A construção se iniciou em março deste ano e já tem data para ser inaugurada: dia 17 de dezembro, uma sexta-feira. “Para nós, vai ser uma grande realização”, afirmou o presidente. Os recursos foram sendo arrecadados aos poucos, sempre com a ajuda da população taquaritinguense. Setenta por cento do terreno, por exemplo, foi doado por uma pessoa. O restante a AVCC custeou.
As colaborações não pararam por aí. Vieram de empresários da cidade, do Grupo Visão, de gente anônima, de quermesses, e garantiram tijolo por tijolo do novo prédio, que fica ao lado da atual sede. Um bom exemplo é a dona Isolina Colombo, que faleceu recentemente. Parte da herança deixada por ela foi destinada à entidade. “Posso resumir em cerca de 70 pessoas que doaram recursos para a construção”, explicou Nobor.
Além dessas fontes, a instituição conta com um bazar de roupas, sapatos e acessórios usados. O nhoque, que é feito por voluntários e revendido por supermercados, também contribui com a receita da entidade. Há também os subscritores, que mensalmente pagam a quantia desejada por meio de um carnê.
A estrutura com dois andares é de um capricho imenso. O prédio, que tem 342 m2, vai concentrar: escritório, depósito de remédios e equipamentos, cozinha, dispensa para alimentos e panelas, salas de reunião, de atendimento psicológico e banheiro equipado para deficientes físicos. A novidade do espaço será a sala de terapia em grupo, no pavimento superior. Está em estudo uma parceria com a Etec Dr. Adail Nunes da Silva para atendimento de enfermagem.
Para dar conta de tudo, há uma pessoa contratada – a secretária Tamara – e cerca de 210 voluntários. “Nós só temos que agradecer a mobilização da população de Taquaritinga, e também graças à diretoria que me apóia pudemos chegar onde estamos hoje”, ressaltou Nobor.

De madrugada – Vontade de ajudar o próximo é o que move as 23 equipes que, de segunda a quinta-feira, se reúnem na cozinha da AVCC para preparar refeições dos pacientes que vão ao Hospital de Câncer de Barretos.
Por volta das 5h30, o ônibus estaciona na frente da entidade para carregar os marmitex que serão levados para os pacientes. Esse esforço é vivido pelos voluntários, que todos os dias dispensam horas de sono para se reunirem de madrugada. “Não tem pessoas como os taquaritinguenses. Eles são bons de corpo e alma”, afirmou Nobor, que toma conta da AVCC com todo amor e carinho.
Algumas empresas e agricultores da cidade fazem doações de alimentos, como pão, cebola, batata, feijão, carne, além da mandioca para o nhoque, entre outros produtos. “Não podemos reclamar. Nunca faltou nada, nem alimentos para a entidade”, confessou Nobor.
NATALIA GALATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário