segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Rotary construirá creche

Na edição do último dia 4, o Nosso Jornal informou com exclusividade, na reportagem especial dos 50 anos de fundação do Rotary Club, a construção de uma creche para a Pastoral da Criança do Jardim São Sebastião.
O projeto foi protocolado há 15 dias. No momento, o clube de serviço espera os documentos da Prefeitura para dar início à obra. Ela ficará na casa localizada na Rua Carlos Soldi n.º 273, que já vinha sendo utilizada para alguns trabalhos da pastoral, que atende 250 crianças.
O engenheiro civil Sérgio Coelho Nunes, rotariano que fez o projeto, conta que haverá uma cozinha industrial, um salão, uma dispensa, entre outras alas. No início, a creche seria erguida em outro local, ao lado do velório do bairro, mas os planos mudaram porque lá serão construídos apartamentos populares.
Com isso, o projeto terá de passar por adaptações, sendo que o maior problema da área é a falta de segurança. “É um local que precisa de muita reforma, pois hoje se encontra totalmente sem segurança para equipe tão dedicada”, ressaltou Sérgio.
O projeto começou há cerca de um ano, com o padre José Antonio Munhoz, que trabalhava na Paróquia de São Francisco de Assis. Ele pediu ajuda para o Rotary porque haviam roubado os materiais de cozinha da Pastoral da Criança, onde era feita a multimistura, um preparo distribuído de graça para ajudar na nutrição de crianças. Com o auxílio da entidade, tudo foi comprado novamente. A partir dessa iniciativa surgiu a ideia de construir a creche.
O terreno foi cedido ao Rotary por 30 anos, em regime de comodato. Segundo o conselheiro José Paulo Jabor, os planos ainda estão sendo definidos. “A partir da posse do imóvel, nós vamos ver o que vai dar para ser aproveitado, mas já sabemos que vai ser pouca coisa. Talvez vamos derrubar a casa e começar do zero”, explicou.
A Pastoral da Criança desenvolve várias ações básicas de saúde, como nutrição, educação e cidadania, a favor das gestantes e do desenvolvimento integral da criança. Aproveitando a oportunidade, depois que a casa ficar pronta, os rotarianos vão desenvolver alguns projetos voltados à infância e a gestantes. “Para a gente vai ser muito bom, aproveitaremos o espaço para fazer algo a mais para a população”, ressaltou Jabor.
A entidade já tem uma parte do recurso para a construção, com doações dos próprios integrantes do clube. Segundo Jabor, até o final do ano, mais uma Noite da Batata Recheada será promovida para arrecadar mais dinheiro para a obra. “Enquanto isso, estamos esperando a Prefeitura regulamentar o local. Depois, mãos à obra”, completou o conselheiro.
NATALIA GALATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário