segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SANDUÍCHE, BOLO E GUARANÁ

NILTON MORSELLI

Por volta das 9h de segunda-feira (16), feriado municipal, o povo já se aglomerava na Praça Dr. Horácio Ramalho. Duas horas antes, funcioná- rios públicos montavam as mesas que receberiam um bolo de 118 metros – cada metro corresponde a um ano da cidade – até metade do quarteirão da Campos Sales, em frente à redação do Nosso Jornal.
“É para ser comido aqui. Cada pessoa vai ganhar um pedaço. Se sobrar, vamos distribuir para levar para casa”, repetia o apresentador, o onipresente secretário da Cultura, Marcos Marona. Neste ano, ele foi o dono do microfone em quase todos os eventos da Prefeitura.
Em outra carreira de mesas com supostos 118 metros, dispunham-se sanduíches embrulhados em saquinhos patrocinados pelo Frigorífico Marba, que deu o pão e a mortadela.
“Está frio, hein!”, disse o agricultor Zita Mendonça, de câmera fotográfica a tiracolo e agasalhado. “Que vento! Quando saí de casa, não percebi”, reclamou o fiscal municipal Marco Tafuri, de camisa Hering branca.
De fato, o vento típico de agosto denunciava o rigor do inverno matinal. Já passava das 10h. Os convidados eram contados aos milhares ao redor da mesa do aniversário. Antes de cortar o bolo, o “parabéns a você” foi tocado pela Banda Maestro José Antonio Marin e cantado pelo público, que acompanhou com palmas.
Ao lado do prefeito Paulo Delgado (DEM), o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB) engrossava o coro. Ele foi o único político “de fora” a prestigiar a festa, acompanhado do ex-prefeito e correligionário Tato Nunes, presidente do partido na cidade.
Sinal verde para o início da comilança, primeiro do sanduíche, que acabou rapidamente (a organização deve providenciar mais pedaços no ano que vem, muita gente saiu sem comer). Ainda tinha garrafinhas de guaraná Jaboti, patrocinadas pelo Senac de Jaboticabal.
Ninguém atacou o bolo nem ultrapassou a cordinha. Os voluntários distribuíram pedaços em guardanapos às pessoas que esticavam o braço – o repórter experimentou e aprovou: estava macio, com cobertura de glacê de limão. O pessoal do Fundo Social de Solidariedade pode passar a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário