terça-feira, 13 de julho de 2010

O primeiro banco federal era o ‘banco da praça’

Cidade que é cidade tem posto de correios, Casas Pernambucanas e Banco do Brasil, costuma lembrar um ditado popular. Em Taquaritinga, o serviço postal chegou primeiro, em 15 de março de 1893, sete meses após a emancipação da cidade. No dia 3 de julho de 1928, a loja de tecidos e roupas prontas aportou por aqui. Dezesseis anos depois, o bancão federal abriu suas portas definitivamente em Taquaritinga.
Antes disso, provavelmente na década de 1930, o BB instalou uma agência no município. Mas a tentativa não prosperou, talvez em decorrência da combalida economia do município, atingida em cheio pela crise do café, que eclodira em 1929. A agência baixou as portas e se transferiu para Araraquara. Mas não levaria muito tempo para voltar.
Era uma honra para o município receber a primeira e mais importante instituição financeira do país, fundada por Dom João VI em 11 de dezembro de 1809. Comerciantes, indus- triais e agricultores não demoraram para se tornar correntistas. Era um entra-e-sai do prédio da Praça Conselheiro Antonio Prado, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, então matriz da Paróquia de São Sebastião.
Em 1968, a praça foi rebatizada de Centenário pelo prefeito Waldemar D’Ambrósio. Era uma homenagem aos 100 anos de fundação do povoado, ocorrida em 8 de junho de 1868. O nome de Waldemar (1917-2008) acabaria na placa que a identifica, logo depois da morte do político.
No começo dos anos 70, o Banco do Brasil deixou o imponente prédio da praça e se transferiu para a sede atual, na Rua Prudente de Morais. No ano passado, a instituição comprou a Nossa Caixa. Com isso, passou a manter duas agências na cidade.
Tradicionalmente, o Banco do Brasil sempre foi o braço direito dos produtores rurais. Até hoje uma grande parte deles procura a agência para financiar suas safras, utilizando o crédito agrícola operado pela estatal. No dia 1.º de julho, a presença do BB em Taquaritinga completou 66 anos ininterruptos.
NILTON MORSELLI
Publicado no Nosso Jornal em 9 de julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário