segunda-feira, 19 de julho de 2010

NÃO DÁ PARA VIVER SEM ELA

A internet se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas fecharem negócios à distância

A internet é uma extraordinária vitrine onde as empresas podem apresentar seus produtos e serviços para o mundo inteiro, explorando assim os mais diversos nichos mercadológicos. Com esse desenvolvimento, as empresas de sites conseguem ligar pessoas de todos os pontos. Contudo, hoje é difícil imaginar a vida sem essa ferramenta.
Para o designer gráfico Ricardo José Sartori, a internet é usada como ferramenta de mercado, pois 80% da divulgação dos trabalhos é feita por esse veículo. “E-mails, chats como msn, skype, google talk são utilizados diariamente para resolver problemas e para estabelecer novos contatos”, disse. Além de estar na moda, hoje a presença de empresas nas redes so-ciais, como orkut, facebook e twitter prevalecem.
Sartori afirma que se você for para outra cidade e não conhecer o caminho, a internet está repleta de sites com mapas e orientações, só basta fazer o bom uso dela. “Muitas empresas têm um faturamento igual, senão maior em suas lojas virtuais”, completou.
Uma em cada cinco pessoas com renda de R$ 3 mil a R$ 4.499 mensais realizou compras pela internet nos últimos 30 dias, segundo um levantamento realizado pelo ibope, encomendado pelo Mercado Livre, esse número corresponde a 20,4% das pessoas dessa faixa salarial. Entre os com renda superior a R$ 4,5 mil a relação sobe para 27% (ou 1 em cada 4 pessoas).
A professora Josiany Longhitano Pagliuso, diz que o mercado online se bem utilizado, traz muitos benefícios para os consumidores. “Para mim é muito válido o mercado online, porque eu odeio ter que enfrentar filas. Agora a praticidade e a comodidade de receber um produto em casa, isso não tem igual”, apontou.
Josy, como é chamada, é uma devoradora de livros, seriados e filmes. Segundo ela, costuma comprar esses produtos porque gosta de tê-los em casa e em Taquaritinga não há mercado voltado para esse público, ou seja, não se tem livrarias e muito menos lojas voltadas a vendas de filmes.
“Compro pela internet pela praticidade e principalmente pela variedade, acho absolutamente tudo que quero no Mercado Livre, mas é importante salientar que sempre compro baseada na segurança do site, na credibilidade que ele tem e sempre compro em lojas conhecidas, populares e avaliadas, pois existe uma maneira de sabermos a procedência de determinada loja e a credibilidade da mesma”, explicou a professora.
Ela diz que é uma verdadeira compradora assídua online, já comprou filmes, seriados, livros, perfumes, roupas, calçados, brinquedos e games. “Esse é o mercado que está em expansão. Existem várias pesquisas apontando a internet como sendo o segundo mercado mundial e dizem ainda que os brasileiros são o povo que mais compra online, ficando atrás apenas dos americanos”, analisou.
Na era do twitter, o blog ainda pode ser eficiente para os negócios. Ao lado do twitter e das redes sociais, os blogs são ferramentas essenciais para a empresa conquistar e fidelizar clientes e consumidores. Uma pesquisa recente da Trevisan Escola de Negócios revelou que o uso correto das redes e mídias sociais em ações de marketing pode aumentar o número de clientes em até 20%.
O blog é um bom exemplo, ele não é apenas mais um meio de divulgar produtos e serviços e sim um canal de interação, que permite estabelecer um diálogo com clientes, refletindo os valores, prioridades e a cultura da empresa. O objetivo imediato de um blog não é aumentar as vendas, mas sim aumentar o número de clientes por meio de um canal de relacionamento.
Como é o caso do proprietário da Mundi Áudio Luciano Frare Garcia, que tem uma produtora na cidade há 17 anos. “Hoje em dia a nossa principal porta de entrada e saída de negócios é a internet, é a partir dela que fazemos o canal de comunicação e distribuição. 99% de todo o material sonoro produzido pela empresa se destina às regiões Sul, Sudeste e Norte do Brasil e também até para outros países, como Espanha, Japão e Cabo Verde”, relatou.
Um bom exemplo que ele explica da oportunidade originada através da rede e mantida até hoje, foi com a agência responsável pela conta do Governo de Roraima em que criamos regularmente jingles para campanhas de comunicação do Estado.
Para Luciano, com a internet ficou mais fácil com a acessibilidade. O que antes para ele ficava restrito ao telefone, à visita pessoal e às feiras especializadas, hoje já é possível por meio dos canais de relacionamento. “Hoje nosso concorrente não está mais ao nosso lado e sim em qualquer parte do país”, afirmou o publicitário.
Luciano ainda completou que o site da empresa é a loja, onde 90% dos trabalhos são encomendados. “Pelo site, o cliente acessa o portfólio, pesquisa referências, ouve jingles já produzidos para outros clientes, encontra estilos e opções que enriquecem as possibilidades diante da sua encomenda.”
Além disso, o cliente faz um orçamento online e através do chat, preenche um formulário com o briefing da sua campanha e envia as referências de que mais gostou para servirem como auxílio no processo de briefing. “Então criamos um site com cara de blog, para tornar rápida e dinâmica a sua atualização e também intuitiva a navegação”, finalizou o produtor.
A Mundi Áudio conta hoje com mais de 100 profissionais como cantores, músicos e locutores que prestam serviço para a empresa através da internet.
NATALIA GALATI
Publicado no Nosso Jornal em 17 de julho de 2010

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