segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cidade precisa ter o Conselho Municipal de Cultura, afirma coordenador do MinC

O coordenador-geral da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura (MinC), Maurício Dantas, esteve em Taquaritinga no sábado (20). Dantas expôs as políticas de desenvolvimento cultural do MinC e apresentou as formas de incentivos fiscais vigentes nas leis federais.
Ele afirmou que é indiscutível a abrangência e diversidade da cultura brasileira. E que é justamente com o olhar nessa grandeza que o MinC qualifica suas ferramentas de incentivo.
Segundo Dantas, o primeiro passo para o município ter acesso a esses financiamentos é a formação do Conselho Municipal de Cultura, que tem a função de coordenar a vinda de verbas do MinC. Taquaritinga não possui esse órgão.
Após a apresentação de cada um dos 50 participantes, entre eles, músicos, artistas plásticos e professores da Etam Santa Cecília, Dantas pode detectar que há uma cultura “latente” na cidade, mas ela está desorganizada. “Este Fórum de cultura que estamos realizando hoje pode ser o embrião do Conselho Municipal”, ressaltou.
O próximo passo já está dado: Dantas encaminhará as minutas para a criação do Conselho, juntamente com um Plano Municipal de Cultura.
Ao final da apresentação, os participantes puderam fazer perguntas ao palestrante. Além de representantes da classe artística, estiveram presentes estudantes, professores, militantes partidários e de movimentos culturais como o Coletivo Cultural Colombina.
“A oportunidade garantiu a aproximação de Taquaritinga e região com o MinC, promovendo assim o esclarecimento das políticas públicas para a cultura local”, enfatizou Ricardo Scardoelli, um dos idealizadores do debate.
RENATO PONZIO SCARDOELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário