terça-feira, 26 de julho de 2011

... E as aulas foram suspensas

Existia, nos anos 1950, um posto de combustível ali onde está o Supermercado Sargi atualmente. O pro- prietário chamava-se Antônio, mas todos o conheciam por Tonico. Naquele local, as professoras que lecionavam nos sítios e fazendas da região esperavam a jardineira que as levava para o trabalho.
As mulheres tinham toda a liberdade para ir à cozinha, tomar café, água gelada e refrigerante. Certo dia, de calor insuportável, as mestras chegaram para tomar a condução para mais um dia de trabalho. Seu Tonico disse:
– Na geladeira tem laranjada. Podem se servir à vontade.
A mulherada entrou de sola no delicioso suco de laranja geladinho. Depois disso pegaram a condução e rumaram para a escola.
Já no caminho, algo estranho começou a acontecer, coletivamente.
– Para, para, para – ordenaram ao motorista, enquanto desciam da jardineira e, desesperadas, corriam para o meio de um pomar.
Um pouco mais adiante, a viagem foi interrompida novamente e a cena se repetiu, com as mestras se embrenhando pelo matagal. Depois de várias paradas, o motorista resolveu trazê-las de volta para suas casas o mais rápido possível.
Naquele dia, as educadoras não conseguiram ministrar suas aulas, tamanho foi o desarranjo intestinal causado pelo laxante que o Tonico aplicou no suco de laranja. O Carlinhos barbeiro lembra-se muito bem desse causo. Falou que as professoras ficaram espertas. Depois do acontecido, nem água tomavam mais no tal posto de gasolina.
Angelim é cabeleireiro, e gosta de ouvir e contar “causos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário