segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SEMPRE ATIVOS NA 3.ª IDADE


NATALIA GALATI

No calendário de datas comemorativas, o Dia do Idoso é celebrado em 27 de setembro, mas no Brasil uma nova data foi criada e faz referência ao dia da promulgação do Estatuto do Idoso, 1.º de outubro. Com programação voltada à prevenção e o lazer dos idosos, o Asilo São Vicente de Paulo e o Centro de Convivência do Idoso do Jardim Micali preparam uma semana especial, que começa na próxima segunda-feira (20).
Durante o roteiro, os idosos irão assistir à apresentação de fanfarra, e participar de música, dança, projetos de entidades, atividades recreativas, teatros, musicais e vídeos, com a supervisão da professora de educação física e especialista em idosos Eva Soldi.
A saúde e a qualidade de vida dos idosos sofrem a influência de múltiplos fatores físicos, psicológicos, sociais e culturais. A professora diz que a atividade física está apoiada em vários fundamentos científicos e é preconizada como indicador de qualidade de vida em todas as faixas etárias.
“É importante que o idoso incorpore em seu modo de vida hábitos saudáveis através da informação e conteúdos que sejam capazes de modificar e acrescentar atitudes favoráveis para a sua saúde física e mental e consequentemente com maior qualidade de vida”, completa a especialista, que trabalha com os idosos há 14 anos no Centro.
Maior prova disso é a professora aposentada Emília Assumpção Fucci, de 83 anos. Pintora e escritora, troca suas horas vagas para fazer o que mais gosta. “Eu esqueço que estou ficando velha. Sempre fiz tudo o que mais quis na minha vida: pintar e escrever. Mas escrever estou me dedicando mais agora, depois de uma certa idade”, contou Emília, que é viúva do dentista José Fucci.
Mãe de três filhos e avó de quatro netos, ela não mede esforços. Está preparando o quarto livro. “Até o final do ano acredito que vou fazer o lançamento. Nele tem mais de 18 contos, inclusive verídicos também.”
Exercícios físicos fazem parte da vida de Emília. Na área de lazer de sua casa, uma piscina foi construída especialmente para ela fazer suas atividades. “Nem quando está frio eu paro, nessa época eu vou à academia que tem piscina coberta e aquecida. Já no tempo do calor eu uso a piscina da minha casa”, afirmou.
Segundo ela, os anos vão passando, mas ela nem percebe a vida passar. Recentemente, renovou sua carteira de habilitação, pois o carro é o grande companheiro para ir ao supermercado, banco, Prefeitura, entre outros estabelecimentos.
No próximo mês, Emília vai integrar a comissão julgadora de um festival de música sertaneja, além de já ter participado da comissão de concursos de música popular brasi-leira. “Aquele barulho, aquela criançada... Acabo me perguntando o que estou fazendo no meio dessa juventude toda, mas eu me sinto muito bem, já são cinco anos que eu sou julgadora”, contou.
Emília, que é uma exímia artista, uma pintora diversas vezes laureada por seus quadros, já participou de várias exposições. Seu filho caçula, João Carlos, também gosta da arte de pintura e fez várias exposições de telas ao lado da mãe.
Quem entra na sala da residência de Emília admira uma grande quantidade de telas. A mulata, as ararinhas, a menina, o cortador de cana, frutas, paisagens e vários rostos chama a atenção. “Figuras é o que eu mais gosto de pintar”, exclamou.

Na TV – Por suas atividades intensas na terceira idade, a artista foi convidada pela TV Aparecida para dar uma entrevista. Foi nessa fase que ela fez um importante trabalho: a criação da imagem de Santa Emília de Lion, retratada em óleo sobre tela. O quadro, que recebeu o aval do Vaticano, foi aprovado e autorizado pelo clero e registrado no Livro do Tombo da Diocese de Jaboticabal.
Gravada há um mês, a entrevista foi ao ar na tarde de quarta-feira (15). A repórter da TV Aparecida Marisa Carnicelli de Oliveira entrevistou Emília na residência da filha, Elenice, em São Paulo.
“Sou devota dessa santa, sempre rezo pedindo suas bênçãos. Santa Emília é venerada em muitos lugares, cidades, igrejas, nome de pessoas. Sinto feliz por ter sido escolhida para divulgar a imagem da Santa do meu nome”, disse.

Centro de Convivência do Idoso
No Jardim Micali, a terceira idade dispõe de vários grupos de atividades gratuitas. O Centro de Convivência do Idoso de Taquaritinga procura trabalhar diversas formas de atividades para aprimorar a qualidade de vida do idoso. O grupo reúne mais de 60 pessoas diariamente e oferece atividades como ginástica, caminhada, hidroginástica, artesanato (bordado e pintura), dança terapia e aula de alfabetização. “Essa participação em grupo que eles fazem promovendo a socialização eleva a autoestima e faz com que o idoso sinta mais vontade de viver”, afirmou a coordenadora do centro de convivência do idoso, Catarina Loschiavo.

Endereços:

Centro de Convivência do Idoso
Rua Vicente João Olivério n.º: 379

Lar São Vicente de Paulo
Rua São José n.º: 1149

Nenhum comentário:

Postar um comentário