segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O PODER DO PENSAMENTO

A Seicho-no-Ie garante: assumir uma postura positiva diante de tudo melhora a vida

Uma das entidades religiosas mais conhecidas no Brasil, a Seicho-no-Ie é uma doutrina filosófico-religiosa que prega que o ser humano é filho de Deus e que o mundo da matéria é projeção da mente. Por meio de seus rituais, muitos deles baseados em orações, promete uma vida mais equilibrada em relação à saúde, aos relacionamentos e até às finanças. Fundada por Masaharu Taniguchi, em 1.° de março de 1930, no Japão, a doutrina transcende o sectarismo religioso, pois é aberta a adeptos de qualquer religião.
A Seicho-no-Ie chegou ao Brasil em 1932, primeiro em Ibaiti (PR), trazida por imigrantes japoneses. Em Taquaritinga, a entidade existe há 13 anos e foi fundada pela atual orientadora, Marizeti Tinti Bizari, juntamente com seus familiares e amigos. “No começo, éramos quatro pessoas, hoje já são mais de 80 integrantes”, disse.
Basicamente, explica Marizeti, a Seicho-no-Ie aplica seus ensinamentos por meio dos pensamentos positivos, do poder da palavra, da importância do perdão, do agradecimento e da gratidão. “A base é a mudança da postura mental. Mudando a sua mente, você muda tudo. É preciso começar a pensar positivo, saber perdoar, agradecer e amar”, recitou Marizeti.
A filosofia é composta por cerca de 300 livros, todos já traduzidos para o português, de autoria do fundador, que morreu em 1985. A sede nacional é localizada no bairro Jabaquara, em São Paulo. Taquaritinga pertence à regional de Araraquara, na qual Marizeti acaba de assumir o cargo de presidente dos preletores. Preletor é o nome que se dá ao orientador.
A gratidão aos antepassados é um dos assuntos de destaque na literatura da filosofia oriental criada por Masaharu Taniguchi. “Nossos ancestrais são as nossas raízes. É como uma árvore: a raiz, estando forte, ela vai ficar bonita. Se nós estivermos olhando para os nossos antepassados a vida vai transcorrer de uma forma melhor”, garantiu a orientadora taquaritinguense.
Marizeti disse que 25% do destino dos seres humanos são orientados pelos ancestrais. “É dessa forma que nós agradecemos pelo tanto que eles deixaram por nós. Então, é como se estivéssemos regando, adubando a raiz da nossa vida para que ela possa florescer e dar frutos”, explicou ela.
Uma vez por mês, na sede de Taquaritinga, um ritual é repetido. Todos os presentes escrevem os nomes de seus familiares e pessoas conhecidas que já morreram. Em seguida, essa lista é lida e, em conjunto, se faz a leitura da sutra sagrada. “É dando o amor que se recebe a vibração de amor.”
A oração e a meditação também são muito importantes para os seguidores da Seicho-no-Ie. Há preces para tudo: cura, perdão, reconciliação, agradecimento, achar algo perdido e até (atenção, solteiras e solteiros) para encontrar a metade da alma. “Trabalhamos muito através do poder do pensamento.”
A Seicho-no-Ie crê no Deus universal. “Ele criou todo o universo e nós estamos aqui para dar continuidade à obra de Deus”, ressaltou Marizeti.
O bem material está para servir, mas às vezes as pessoas acabam sendo escravas da matéria. “Quando eu estou com a minha parte espiritual equilibrada, a parte material vem como um acréscimo. O que existe é aquilo que eu não vejo, porque o que eu vejo tem uma durabilidade, pois existem sentimentos”, completou.
No mês de setembro, entre os dias 1.º e 7, é realizada a Semana da Paz em todas as regionais. É uma expressão de gratidão e solidariedade aplicada pela Seicho-no-Ie, durante a qual adeptos se reúnem em vibração de amor para orar e estudar. Um dia é reservado para a limpeza de praças públicas nas cidades.
Na manhã do último dia 4, a Seicho-no-Ie fez um mutirão de limpeza da Praça Dr. Horácio Ramalho, pelo sétimo ano consecutivo. Foram distribuídas revistas da entidade para a população conhecer um pouco mais da doutrina, por meio de artigos escritos pela família Taniguchi, que do Japão ainda controla a Seicho-no-Ie no mundo.
NATALIA GALATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário