segunda-feira, 6 de setembro de 2010

JUBILEU DE OURO DO ROTARY

Chamadas de terceiro setor, as organizações não governamentais sem fins lucrativos realizam um importante trabalho na sociedade. Ao assumir a responsabilidade de atuar em uma entidade, é preciso estar ciente da importância desse papel, uma vez que o governo não dá conta de manter todos esses serviços humanitários. Entre as ONGs, está o Rotary Club Taquaritinga, que na próxima quinta-feira (9) completa 50 anos de existência. São essas redes do bem que suprem a deficiência do Estado na assistência da camada mais pobre da população.
Fundado em 9 de setembro de 1960, pelo presidente Geraldo Arruda Camargo e seus amigos, o Rotary compartilha a visão de um mundo melhor, promovendo a paz e a compreensão. Em 21 de abril de 1961, o Rotary Club Taquaritinga passou a ser reconhecido pelo Rotary Internacional. Dois meses depois, recebeu o diploma de admissão.
O atual presidente da entidade, que exerce a função pela segunda vez, é o empresário Roberto Silas Ruiz Funari, que ficará na presidência do Conselho Diretor até junho do ano que vem. Desde o início das atividades, pela presidência já passaram 52 pessoas. A casa conta com 40 integrantes atualmente.
Para Silas, ser rotariano é uma experiência que não dá para descrever, pois é a oportunidade de crescer como pessoa e como profissional. “Podemos servir o nosso próximo com projetos elaborados pelo nosso clube. Rotary significa um aprendizado humanitário, onde o próprio lema recomenda: Dar de si, antes de pensar em si”, afirmou o empresário, completando ainda que o Rotary é uma organização que congrega líderes e pessoas de sucesso.
Um dos primeiros projetos colocados em prática na cidade foi a instalação de um gabinete dentário no então Instituto de Educação 9 de Julho. O segundo empreendimento foi a construção de uma quadra de esportes na Escola Estadual Francisco Silveira Coelho.
Na década de 1980, o esporte também teve espaço na pauta de trabalho da ONG, que promovia as olimpíadas da juventude entre várias escolas da cidade. Os famosos campeonatos do Rotary duraram muitos anos.
Entre os projetos desenvolvidos, uma das campanhas que mais trouxe resultado foi a do cadastro de doador de córneas. Foram mais de 3.000 cadastros. De acordo com o conselheiro José Paulo Jabor, várias doações de córneas se efetivaram por meio dessa iniciativa. “Eu me lembro, por exemplo, de pessoas em acidentes fatais que tinham a carteirinha do cadastro e por isso as famílias ligavam imediatamente para que houvesse tempo de resgatar as córneas”, recordou ele, que foi presidente três vezes e de 2001 a 2002 assumiu o cargo de governador do Distrito 4540.
Outra frente de trabalho bastante procurada é o Banco de Cadeiras de Rodas, que empresta ou doa cadeiras comuns, de banho, andadores e muletas a pessoas que necessitam desses aparelhos, temporária ou permanentemente. De acordo com Jabor, que já participou da metade da existência do Rotary de Taquaritinga, o banco possui 500 aparelhos, entre emprestados e cedidos. “Vemos que os aparelhos têm vida útil curta. Então, nós vamos sempre substituindo e constatamos como esse trabalho é importante”, afirmou Jabor.
Uma vez por ano o Rotary promove o jantar do carro para arrecadar fundos destinados às obras so- ciais. Mas não só isso: são realizadas também as festas da famosa batata recheada, cujo saldo financeiro é destinado para a mesma finalidade.
Recentemente, a Fundação Edmilson ganhou uma biblioteca completa, aberta à população. “Foram investidos 25 mil dólares, entre uma parceria com o Ratary Club Taquaritinga, a Fundação Edmilson e o Rotary Internacional”, afirmou o conselheiro.
A mais nova surpresa está por vir. A entidade vai construir, ainda neste ano, uma creche para a Pastoral da Criança do Jardim São Sebastião, que atende mais de 250 crianças. “Só estamos esperando a regularização da Prefeitura, pois já estamos até com o recurso para a construção”, disse.
O atual governador do Distrito, André Luiz Giusti e sua mulher, Juçaira Estella Martins Giusti, fizeram uma visita oficial ao clube na noite de ontem (3).
Casa da Amizade
A alma feminina parece perceber com mais clareza quando alguém precisa de ajuda. Geralmente são as mulheres as responsáveis por realizar as ações humanitárias mais relevantes. Foi com esse intuito que a Casa da Amizade foi formada apenas por mulheres dos rotarianos que se reúnem para garantir novos recursos. Luzia Alves Bernardino Funari, mulher do atual presidente, está na direção da Casa da Amizade.
Com tamanha preocupação, elas promovem o curso para gestantes, destinado às grávidas carentes, que recebem o enxoval de presente. Não só isso: faz parte da rotina dessas mulheres o banco permanente de fraudas geriátricas, por meio do qual são doadas de 1.200 a 1.500 fraudas para a população.
Durante o trabalho, as integrantes da Casa da Amizade visitam a Apae, promovem festas no Asilo São Vicente e chás beneficentes em prol da entidade. “Tudo isso faz parte da vida dessas mulheres, que se entregam de corpo e alma para ajudar o próximo”, argumentou.

Rotaract Club e Interact Club

Não é possível mensurar o tamanho da dedicação dos taquaritinguenses que se preocupam com o bem-estar alheio. Há muitas empresas que adotaram programas de assistência como forma de ajudar o desenvolvimento social das comunidades em que estão instaladas. A mentalidade segundo a qual não é possível viver bem no meio de uma sociedade excessivamente desigual veio para ficar. Maior prova disso é o crescente engajamento da juventude nas frentes em prol da beneficência coletiva.
Ao longo do ano, jovens de 19 a 30 anos do Rotaract Club e do Interact Club que vai de 14 a 18 anos de Taquaritinga que são ligados ao Rotary Club, dispensam horas de sono nas manhãs de domingo para colocar em prática as campanhas de saúde que se tornaram marca registrada do grupo. Nesses plantões, geralmente realizados nos bairros mais afastados, são aferidos gratuitamente a pressão arterial e o nível de glicemia. Por meio desse programa, muitas pessoas descobriram que eram portadoras de diabetes e foram encaminhadas para tratamento.
O Interact possui o banco de leite, que é uma campanha em que as pessoas são cadastradas e posteriormente é feita uma triagem. “Quem realmente tem necessidade recebe o leite todo o mês”, completou Jabor.
O ex-governador distrital finalizou comentando: “Não é possível imaginar como seria a vida do próximo sem essas iniciativas”.
NATALIA GALATI

Nenhum comentário:

Postar um comentário