quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Espiritismo com tecnologia

Um dos maiores lançamento do cinema nacional em 2010 é um filme de temática espírita, o segundo em comemoração aos 100 anos de nascimento do médium Chico Xavier. Nosso Lar, dirigido por Wagner Assis (A Cartomante), é também a produção mais cara – e tecnológica – realizada até hoje no Brasil. A estreia nacional é nesta sexta-feira (3).
O custo do filme cresceu porque foi necessário recorrer a uma empresa canadense, a Inteling Creatures, para a “construção” da cidade espiritual Nosso Lar. Antes dessa fase, dezenas de profissionais dedicaram meses de trabalho à elaboração de maquetes que serviriam de base para os edifícios futuristas surgirem no computador.
O trailer, já divulgado na internet, comprova que os efeitos especiais serão uma novidade para os padrões do cinema brasileiro. De acordo com a produtora Iafa Britz, a equipe tomou o cuidado para que os efeitos visuais não se tornassem mais importantes que a história.
O filme é baseado no livro homônimo de Chico Xavier, ditado pelo espírito André Luiz. Aliás, André (vivido pelo ator Renato Prieto) é o protagonista. A história começa quando ele, médico no Rio de Janeiro na última encarnação, sofre um ataque cardíaco fulminante enquanto faz uma refeição. Em razão de seu comportamento na terra, passa um tempo no umbral, de onde é resgatado pelo velho Clarêncio (Clemente Viscaíno), membro do Ministério do Auxílio.
Levado para a comunidade Nosso Lar, ele é tratado pelos médicos espirituais, que o consideram um suicida em razão do estilo de vida que levara. André passa a trabalhar como enfermeiro nas Câmeras de Retificação, deixando de lado o orgulho e outros sentimentos menos nobres.
Ciente das próprias deficiências, ele observa, estuda e pergunta. No dia em que consegue licença de seus superiores para voltar à casa terrena, no intuito de rever os filhos e a esposa que a amava, toma um susto. Ao chegar, percebe profundas mudanças no antigo lar. A pior delas: a esposa havia se casado de novo. Desesperado, começa a gritar, mas ninguém o escuta, pois na realidade ele vive em outra dimensão. Mas o novo marido de Zélia está muito doente, perto do desencarne. Mesmo em profundo desencanto, André Luiz o ajuda.
O filme é fiel ao livro, que acabou virando uma série. Como a Fox Film embarcou no projeto, há a expectativa de ele chegar a outros países. Por isso, a aposta em qualidade. O diretor de fotografia é Ueli Steiger (de 10.000 A.C. e O Dia Depois de Amanhã) e o supervisor de efeitos especiais Lev Kolobov, da empresa canadense.
O ator Renato Prieto, que vive o protagonista, tem como colegas de elenco Othon Bastos, Werner Shünemann, Ana Rosa e Paulo Goulart – esses dois últimos, adeptos do espiritismo, também estão em Chico Xavier – O filme, que ganhou as telas em abril.
NILTON MORSELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário