segunda-feira, 26 de julho de 2010

O RANKING DO ENEM

Um colégio particular e uma escola do Estado ficam nas primeiras colocações em Taquaritinga
Os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, divulgados na segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC), vieram comprovar uma realidade já conhecida em Taquaritinga. As escolas particulares continuam sendo o destaque. Mas um estabelecimento que oferece ensino gratuito, mais uma vez, mostrou sua eficiência.
A Escola Técnica Estadual Dr. Adail Nunes da Silva obteve média de 604,21, atrás apenas do Colégio Anjo da Guarda, que atingiu 641,36. A Etec foi a sétima das dez melhores públicas da região. Para ingressar em seus cursos técnicos ou no Ensino Médio, os alunos passam por seleção prévia.
Criada há 22 anos, a Etec de Taquaritinga é uma das mais conceituadas. Conta com 68 professores, sendo que alguns estão lá desde o primeiro dia. “O Enem avalia a habilidade e a competência dos alunos e nós trabalhamos isso há muitos anos. O nosso aluno está habituado com as avaliações diversificadas durante todo o ano”, afirmou o diretor, Valmir Hilário Pureza.
Ele ressalta que, com o tempo, as coisas podem melhorar mais. “Sabemos que estamos no caminho certo. O nosso sistema de competências, maneiras de avaliação, o trabalho realizado pelos professores e equipe administrativa, já são conhecidos. Mas o interesse do aluno e da família em ajudar é muito valioso também.”
As melhores médias da cidade partem de alunos das escolas privadas. O Anjo da Guarda conquistou a 308.ª colocação no país e a 56.ª na região de Ribeirão Preto, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O Colégio Objetivo ficou com média 591,02 e o Pequeno Príncipe obteve a nota 573,93.
A diretora administrativa do Anjo da Guarda, Penha do Prado Tesche, atribui a nota ao método pedagógico e à capacitação dos docentes. “Eu sempre digo que o aluno precisa de uma forma de cobrança de estudo, simulados, as provas são sempre dissertativas e com uma boa elaboração. O maior método do aluno no Enem é saber de tudo um pouco”, disse.
Das unidades públicas, a Etec Dr. Adail Nunes da Silva ficou em primeira colocação na cidade, seguida pela Escola Carmela Morano Previdelli, com uma média de 549,18. Em terceiro lugar, ficou a Escola 9 de Julho – ensino médio regular, com 526,95; a mesma escola aparece em quarto lugar, com 521,19, média garantida pelos estudantes do ensino médio regular e do curso de educação de jovens e adultos; na quinta colocação, a Anibal do Prado e Silva, com 519,61; e, em último, a Francisco Silveira Coelho, com nota 510,35.
O supervisor de ensino Paulo César Cedran lembra que o Enem não é obrigatório. “Ele é um exame para avaliar o rendimento do aluno no Ensino Médio e serve mais como uma amostragem. Então, escolas que tiveram maior destaque nós podemos atribuir que foram alunos que se empenharam em participar, querendo estudar em uma escola pública ou de melhor qualidade no nível superior”, opinou.
Paulo disse que as escolas públicas do Brasil vão demorar muito para chegar ao nível das particulares. “É preciso uma melhoria de investimentos na educação, capacitação profis-sional, profissionais habilitados, porque muitas vezes nós não encontramos professores para atuar nas escolas e, principalmente, o aluno ter um apoio familiar, uma base e uma visão para agregar seu valor”, completou o supervisor, segundo o qual a Diretoria de Ensino ficou satisfeita com as notas finais do Enem das escolas estaduais de Taquaritinga.
O exame deste ano será nos dias 6 e 7 de novembro. Por causa da data, muito tarde, USP e Unicamp já anunciaram que não vão usar a nota do exame para facilitar o ingresso em seus vestibulares. Mas, segundo dados preliminares do MEC, 35 das 58 universidades federais vão usar apenas o Enem para selecionar seus candidatos.

"ESTOU MAIS CONFIANTE"
Estudante do 3.º ano do Ensino Médio do Colégio Anjo da Guarda, Natália Pastore, de 17 anos, vai prestar o Enem no final do ano. Ela espera contar com o bom desempenho para conquistar uma vaga em faculdades públicas, no curso de medicina. A aluna, que já prestou o Enem no ano passado como treineira, se diz mais confiante agora. “Não é uma prova difícil, só que tem textos longos e muita interpretação. Mas, no colégio, a gente estuda bastante interpretação para nos sairmos bem”, contou ela, que se debruça sobre os livros durante quatro horas por dia.

SUCESSO NA FACULDADE PÚBLICA
A taquaritinguense Patrícia Andrea da Silva, de 18 anos, não perdeu a oportunidade que encontrou na Etec Dr. Adail Nunes da Silva. Prestou o vestibulinho e ingressou no Ensino Médio. “Na Etec, tive uma boa formação, pois eu acertei 65% da prova. Eu me preparei três anos para prestar o Enem”, observou ela, que estudava uma hora por dia. “Os professores incentivavam a estudar em casa e, além do incentivo, a explicação era o suficiente”, completou. Hoje, Patrícia cursa o primeiro ano de análise e desenvolvimento de sistemas na Faculdade de Tecnologia(Fatec) local. Ela passou em 4.º lugar no vestibular.
NATALIA GALATI
Publicado em 24 de julho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário