quarta-feira, 30 de junho de 2010

Há 50 anos, nosso hino era adotado



Amanhã, dia 1.º de julho, o Hino a Taquaritinga completa 50 anos. Na verdade, há meio século, o então prefeito Adail Nunes da Silva o adotava oficialmente, por meio da Lei Municipal número 356.
O hino fora composto quatro anos antes pelo cônego Lourenço Cavallini. Na tarde de 5 de agosto de 1956, o religioso escreveu a letra e a musicou. O hino executado pela primeira vez no dia seguinte pelo Orfeão do Grupo Escolar Domingues da Silva, contou o historiador Arnaldo Ruy Pastore.
A versão mais conhecida foi gravada pelos Titulares do Ritmo, um grupo de cegos formado em Belo Horizonte nos anos 40. A pedido da atual administração, o Mundi Áudio Estúdios produziu uma versão mais nova, mais lenta, na voz do cantor Moisés, da dupla Ulisses & Moisés.

Mais sobre o padre Cavallini
Nascido em São Paulo, Lourenço Cavallini estudou, se formou e trabalhou em várias cidades antes de ser transferido para Taquaritinga, em 9 de dezembro de 1951, onde permaneceu até 5 de setembro de 1969. E foi por essas terras, com seus poucos mais de 35 anos, que Cavallini se destacou na comunidade e deixou marcas inabaláveis a começar da autoria do Hino a Taquaritinga. Também é de sua autoria o tema do brasão de armas da cidade, além do desenho do marco do centenário, que se encontra atualmente na Praça Waldemar D’Ambrósio. Porém, sua maior obra continua até hoje semeando educação, cidadania, saúde e religião: o Lar São João Bosco, instituição que passou a acudir inicialmente órfãos e depois a todas as crianças carentes. Em 1953 teve a iniciativa da compra de um terreno para a construção da entidade filantrópica. Cinquenta e sete anos depois, o Lar permanece com a vocação de zelar por mais de 180 crianças de Taquaritinga.
Era tão grande sua dedicação na época, que ele era simultaneamente pároco em quatro cidades: Taquaritinga, Jurupema, Cândido Rodrigues e Santa Ernestina.
Transferiu-se para Araraquara em setembro de 1969 para trabalhar na Igreja Matriz de São Bento. Foi nesse período que Cavallini concluiu o curso de Direito na Faculdade de Uberlândia. Devido sua ativa personalidade, assuniu o cargo de provedor da Santa Casa, permanecendo no cargo até o seu falecimento. Na capela da Santa Casa celebrava, todas as manhãs, missa para funcionários e doentes. Também escreveu alguns livros, entre eles “A Bíblia nas Mãos”.
Cônego Lourenço Cavallini morreu em Araraquara no dia 17 de setembro de 1998, aos 79 anos, três meses depois de comemorar o Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal. O corpo está sepultado no cemitério de Taquaritinga. (Com informações do jornal ‘O Imparcial’)



Lei Municipal N.º 356, de 1.º de julho de 1960

Adota o Hino de Taquaritinga
O Dr. Adail Nunes da Silva, Prefeito Municipal de Taquaritinga, usando das atribuições que a lei lhe confere,
Faz saber que a Câmara Municipal decreta e ele promulga a seguinte Lei:
Artigo 1.º - Fica adotado o Hino "Taquaritinga", de autoria, tanto a letra como a música, do Rev.mo Pe. Lourenço Cavallini, Vigário da Paróquia local, conforme original anexo, que passa a fazer parte integrante desta lei.
Artigo 2.º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Taquaritinga, em 1.º de julho de 1960.
Dr. Adail Nunes da Silva
Prefeito Municipal

Publicada na Secretaria da Prefeitura, em 1.º de julho de 1960.
Reinaldo Pinseta
Secretário


Veja a partitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário