quarta-feira, 12 de maio de 2010



Ele existe há apenas cinco anos, mas já é considerado um clássico. O Flickr, serviço do portal de buscas Yahoo!, mistura a armazenagem de fotografias com rede social e não para de crescer.
O Flickr foi o primeiro, mas não é o único site gratuito de armazenamento. Nele é possível postar álbuns de fotos e vídeos, que ficam expostos para o mundo inteiro, como tudo na internet. Nem é preciso ter cadastro para visitar o portal.
Taquaritinga está presente no Flickr – e com muito estilo. São pessoas que procuram resgatar o passado e tornar o presente mais próximo de todos.
O assessor de imprensa e fotógrafo Leandro Mira, de 28 anos, encontrou na internet a ferramenta para divulgar seu trabalho. “Utilizo o Flickr para publicar minhas melhores imagens registradas, sejam elas do dia-a-dia ou as de caráter profissional, sobretudo as relacionadas com Taquaritinga. Temos um grupo que tornam públicas as imagens de nossa cidade ao mundo virtual”, conta.
Os comentários dos outros usuários são um incentivo e um aprendizado a mais para Leandro. “Um estrangeiro ficou espantado com uma das minhas imagens, onde registrei um caça F5 na pista da Academia da Força Aérea em Pirassununga, e por coincidência bem próximo ao avião encontravam-se duas aves quero-quero”, observa o assessor apaixonado por fotografias.
Ele diz ainda que a grande vantagem de se utilizar um site de relacionamento como o Flickr é de estar sempre perpetuando as imagens e divulgando seu nome. “É uma forma de reconhecimento futuro. A gente mostra ao mundo um pouco da nossa vida e do nosso trabalho”, explica.
As imagens que estão no Flickr às vezes são usadas por outras pessoas de forma inusitada. “Uma grande desvantagem que eu acho é esta: as pessoas utilizam nossas imagens sem ao menos dar o crédito, que seria o mínimo a ser feito”, reclama Mira.
Com tantas boas imagens, alguns conseguem reconhecimento. A jornalista Nilza Bellini, de 57 anos, teve suas imagens publicadas em catálogos internacionais de fotografia, como o “Guia Detroit”. “Mais do que simplesmente expor as fotos, o Flickr é uma ótima maneira de permanecer em contato com as pessoas e explorar o mundo”, afirma.
Por meio do site de relacionamento, ela diz ter feito muitas amizades e ainda recebe convites para hospedar-se na casa de estrangeiros, pessoas de outros países que também fotografam e usam o Flickr. “Existem muitos grupos de pessoas que estabeleceram o primeiro contato no Flickr e hoje costumam sair juntos para fotografar lugares, em verdadeiras expedições fotográficas.”
O clima do ponto de encontro virtual leva a uma interação com outros usuários com afinidades comuns. “É possível aprender um pouco de fotografia com quem sabe mais. Sinto muito prazer em ver minhas fotos sendo comentadas. Entendo a fotografia como explicou o fotógrafo Cartier Bresson: como expressão de afeto”, completa.
Gabriel Mantelli, que mora em Votuporanga, é outro aficionado por fotografia. E aproveita as visitas que faz à avó para captar cenas do horizonte a partir do 9.º andar do Solar dos Coqueirais 2. Em sua página no Fickr, há clicks que revelam um pouco da sensibilidade do artista, como a junção de um circo iluminado, o edifício Cidade de Taquaritinga e um ipê florido na praça. Tudo isso emoldurado pela luz opaca de um belo fim de tarde.
NATALIA GALATI
Publicado no NJ, em 24 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário